Resiliência em estudantes de nível técnico de enfermagem e radiologia/ Resilience in technical nursing and radiology students/ Resiliencia en estudiantes de enfermería técnica y radiología
DOI:
https://doi.org/10.30681/25261010Palabras clave:
Estudantes, Resiliência Psicológica, Pessoal de Saúde.Resumen
Objetivo: avaliar as características gerais e o grau de resiliência de estudantes de técnico de enfermagem e radiologia de uma instituição no entorno de Brasília. Método: trata-se de um estudo transversal e descritivo, realizado com 250 estudantes da área de saúde, por meio de questionário sociodemográfico e da escala de resiliência de Wagnild & Young. Os dados foram analisados no SPPS e apresentados por estatística descritiva. Resultados: predominaram estudantes do sexo feminino (86,4%), casadas (91,6%) e com filhos (54,4%). Residem no entorno de Brasília (62,4%), sendo que 49,5% possuíam resiliência moderada. Os fatores que mais contribuem para a resiliência são resoluções de ações e valores, autoconfiança e capacidade de adaptação. Conclusão: compreender o perfil sociodemográfico e acadêmico de estudantes, torna-se um importante instrumento para sinalizar modos que potencializam ou fragilizam o ensino-aprendizagem, bem como a resiliência diante dos enfrentamentos desse cotidiano.
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