Habilidades de pensamento crítico por estudantes e professores universitários da área da saúde/ Critical thinking skills by university health students and professors/ Habilidades de pensamiento crítico en estudiantes y profesores universitarios de salud

Autores

Palavras-chave:

Pensamento, Docentes, Estudantes de Ciências da Saúde

Resumo

Objetivo: analisar o uso do pensamento crítico por estudantes e professores da área da saúde. Método: estudo transversal e quantitativo, realizado entre fevereiro e outubro de 2021, com participação de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação, de uma Universidade de Santa Catarina, e professores da mesma instituição, vinculados a cursos da área da saúde. Para a análise do pensamento crítico foi utilizado o instrumento Questionário de Pensamento Crítico para Estudantes e Profissionais de Saúde. Para a análise, utilizou-se o teste de qui-quadrado, teste t de Student e ANOVA. Resultados: todos os participantes tiveram grau de competência de pensamento crítico médio ou elevado, com destaque para o domínio “interpretação”, que foi mais elevado nos professores. Na competência “análise” foram observadas médias mais baixas para todos participantes. Conclusão: os participantes demonstraram boas habilidades de pensamento crítico, entretanto algumas habilidades se mostraram mais frágeis em alunos, devendo ser incentivadas. 

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Publicado

2022-12-01

Como Citar

Dallacosta, F. M., Moresco, L. L., & Masson, V. (2022). Habilidades de pensamento crítico por estudantes e professores universitários da área da saúde/ Critical thinking skills by university health students and professors/ Habilidades de pensamiento crítico en estudiantes y profesores universitarios de salud. Journal Health NPEPS, 7(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/6372

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