PESQUISA CIENTÍFICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

DA LEITURA À PRODUÇÃO ESCRITA DE RESUMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i12.10781

Palavras-chave:

Ensino, Gênero Textual, Leitura e escrita, Sequência Didática

Resumo

Ler e escrever são formas de dar sentido a tudo o que existe, porque estimulam a capacidade de pensar, conectar e interagir com os outros. Dessa forma, faz-se importante integrar práticas de leitura e de escrita, considerando o campo das práticas de estudo e pesquisa, preconizado pela Base Nacional Comum Curricular. Ante o exposto, este estudo objetivou analisar como o gênero resumo contribui para o processo de leitura e de escrita de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Primavera do Leste-MT, por meio da aplicação de uma Sequência Didática com o referido gênero a 30 participantes, com base na proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), no período de maio a setembro de 2022. Salienta-se que as produções foram realizadas a partir de questionários direcionados às mulheres da instituição escolar: estudantes e profissionais, com a temática “Violência contra a mulher”. Em suma, a partir da análise dos resultados fica evidente que práticas educativas com o gênero resumo fornecem subsídios que contribuem para melhor compreensão, interpretação e produção de textos científicos, bem como oportuniza aos participantes adequar a escrita aos mais variados contextos de comunicação, como acadêmico, político, pedagógico ou cotidiano.

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Biografia do Autor

  • Epaminondas de Matos Magalhães, IFMT - campus de Pontes e Lacerda

    Doutorado em Letras - Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2014), IFMT- Câmpus Fronteira Oeste - Pontes e Lacerda. Professor do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Pontes e Lacerda. Atua como professor do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Ensino (IFMT/UNIC) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGEL- UNEMAT/Tangará da Serra).

  • Fabiane Alves da Silva, SEDUC/MT

    Professora efetiva do Estado de Mato Grosso - SEDUC desde maio/2018. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva.

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Publicado

2023-01-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

de Matos Magalhães, E., & Alves da Silva, F. (2023). PESQUISA CIENTÍFICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DA LEITURA À PRODUÇÃO ESCRITA DE RESUMO. Revista Moinhos, 1(12), 87-101. https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i12.10781