PESQUISA CIENTÍFICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DA LEITURA À PRODUÇÃO ESCRITA DE RESUMO
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i12.10781Palavras-chave:
Ensino, Gênero Textual, Leitura e escrita, Sequência DidáticaResumo
Ler e escrever são formas de dar sentido a tudo o que existe, porque estimulam a capacidade de pensar, conectar e interagir com os outros. Dessa forma, faz-se importante integrar práticas de leitura e de escrita, considerando o campo das práticas de estudo e pesquisa, preconizado pela Base Nacional Comum Curricular. Ante o exposto, este estudo objetivou analisar como o gênero resumo contribui para o processo de leitura e de escrita de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Primavera do Leste-MT, por meio da aplicação de uma Sequência Didática com o referido gênero a 30 participantes, com base na proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), no período de maio a setembro de 2022. Salienta-se que as produções foram realizadas a partir de questionários direcionados às mulheres da instituição escolar: estudantes e profissionais, com a temática “Violência contra a mulher”. Em suma, a partir da análise dos resultados fica evidente que práticas educativas com o gênero resumo fornecem subsídios que contribuem para melhor compreensão, interpretação e produção de textos científicos, bem como oportuniza aos participantes adequar a escrita aos mais variados contextos de comunicação, como acadêmico, político, pedagógico ou cotidiano.
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