A POLIFONIA DAS IDENTIDADES EM: RELATO DE UM CERTO ORIENTE

Autores

  • Sergio Francisco Loss Franzin Instituto Federal de Rondônia, Porto Velho

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i2.2358

Resumo

Este artigo possui como tema a problemática das identidades, sua conformação e efeitos. O objetivo geral consiste em revelar quais as principais identidades constituídas no romance Relato de um certo oriente, de Milton Hatoum, e, por extensão, relacioná-las entre si e destacar os efeitos de suas polifonias para uma concepção de discurso e de conformação literária. Trata-se, pois, de um estudo de caso, conduzido pela análise do discurso e fundado em atuais discussões sociológico-filosóficas a respeito das identidades. Demonstra que as identidades são representações, produtos de conveniência, conformações inevitáveis de pessoas, coisas, objetos, lugares, concepções. Na obra em foco, as identidades são importantes instrumentos de significação, são matérias-primas que revelam um tempo, um espaço, pessoas, conceitos. A polifonia das identidades, em Hatoum, estabelece estilos, métodos e ideologias do autor, um dos quais a negação do exotismo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-12

Como Citar

Franzin, S. F. L. (2017). A POLIFONIA DAS IDENTIDADES EM: RELATO DE UM CERTO ORIENTE. Revista Moinhos, (2), 24–38. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i2.2358

Edição

Seção

Artigos