AULAS LÚDICAS DE HISTÓRIA NA ESCOLA SILVIO PATERNEZ EM TANGARÁ DA SERRA – MT

Autores

  • Sérgio José Both Centro Municipal Silvio Paternez; Universidade do Estado de Mato Grosso - Tangará da Serra

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i2.2360

Resumo

A problemática em trabalhar com atividades lúdicas com os alunos da quinta a oitava série, demanda ainda mais esforço do professor porque para realizá-lo plenamente, primeiramente deve-se conhecer a cultura da comunidade em que a escola está inserida. O objetivo das atividades lúdicas são suas práticas, manifestações sociais, tradições, e ter o aval dos pais, porque as apresentações lúdicas precisam ser preparadas pelos alunos com a presença do professor. O lúdico não está apenas no ato de brincar, está também no ato de ler, no apropriar-se da leitura e do conteúdo que a literatura de história destaca nas obras didáticas, como forma natural de descobrimento e compreensão do mundo. A metodologia das atividades de expressão lúdico- criativas atraem a atenção dos estudantes na escola Silvio Paternez, que vivenciaram inúmeras experiências lúdicas nas aulas de História em 2006 a 2008, cujas atividades como teatro, dança, paródia se constitui em um mecanismo de potencialização da aprendizagem. O professor poderá propor algo que pistas, caminhos que agrega valores à maioria dos alunos. Em nossas aulas, propusemos uma atividade que envolvia música, movimentos corporais, debate e reflexão. Como tema transversal em todas as apresentações era “A PAZ”. Algumas alunas não se sentiram confortáveis para participar, uma vez que muitas faziam parte de uma religião cuja doutrina condenava movimentos corpóreos em público, mas mesmo assim assistiam as apresentações e davam palpites, então de uma forma eles estavam envolvidos. Algumas atividades com música e dança também eram bem vindas, especialmente quando se tratava de músicas que demandavam maior reflexão, uma vez que a comunidade escolar apoiava essas aulas parcialmente, sendo que cada professor podia se apropriar das atividades lúdicas realizadas em sala de aula. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-12

Como Citar

Both, S. J. (2017). AULAS LÚDICAS DE HISTÓRIA NA ESCOLA SILVIO PATERNEZ EM TANGARÁ DA SERRA – MT. Revista Moinhos, (2), 58–72. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i2.2360

Edição

Seção

Artigos