BLOG: UM RECURSO POSSÍVEL NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM

Autores

  • Eliene Arcanjo Marcelino Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Vitória da Conquista

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i2.2361

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre como desenvolver habilidades de produção textual com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Reunidas Castro Alves do município de Jiquiriçá-BA, cidade situada no Recôncavo da Bahia. As produções textuais realizadas nas aulas de Língua Portuguesa num blog educacional foram baseadas em entrevistas com pessoas de faixa etária mais avançada, moradores locais, com o objetivo de preservar a história cultural do município. O blog educacional tem como finalidade a produção de textos de Memórias Literárias, de forma colaborativa. Primeiro é apresentado uma visão de interação Vygotskiana, conceito de gêneros textuais e um breve histórico dos blogs, suas características e seu uso na Educação. Em seguida é apresentada a metodologia da pesquisa. Com o uso do blog, os eixos leitura e escrita serão consideradas novas possibilidades para o aluno estudar a Língua Portuguesa numa perspectiva mais interessante e inovadora. Os resultados demonstram que o blog é uma ferramenta considerável para a construção de texto em um ambiente virtual de forma colaborativa, possibilitando aos alunos colocarem-se como autores de seu próprio conhecimento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-12

Como Citar

Marcelino, E. A. (2017). BLOG: UM RECURSO POSSÍVEL NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM. Revista Moinhos, (2), 73–91. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i2.2361

Edição

Seção

Artigos