UM NARRADOR EM PEDAÇOS: UMA LEITURA DE BANDOLEIROS, DE JOÃO GILBERTO NOLL

Autores

  • Carolina Izabela Dutra de Miranda Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), bolsista de produção da CAPES. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i2.2369

Resumo

Bandoleiros (1985), de João Gilberto Noll, apresenta a história de um escritor gaúcho narrada em primeira pessoa, porém o nome do narrador não é identificado ao leitor. É ele quem circula por cidades do Brasil e dos EUA, sem fixar-se em nenhum lugar, envolvido em relações conturbadas, e sempre em ruínas, seja com a companheira Ada, o amigo João ou o estranho Steve. O objetivo desta pesquisa é investigar como a ausência de vínculos do narrador; o nomadismo; seu fracasso profissional e a figura do escritor associada constantemente à morte e ao fracasso parecem indicar um sujeito que está em conflito. Espera-se demonstrar ainda que a construção da identidade fragmentada do narrador se reflete também na estrutura textual que se apresenta em flashes, semelhantes a cenas fílmicas. Palavras-chave: Ficção contemporânea; Literatura brasileira; João Gilberto Noll. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-12

Como Citar

de Miranda, C. I. D. (2017). UM NARRADOR EM PEDAÇOS: UMA LEITURA DE BANDOLEIROS, DE JOÃO GILBERTO NOLL. Revista Moinhos, (2), 200–210. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i2.2369

Edição

Seção

Artigos