A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTOJUVENIL NA FORMAÇÃO DO LEITOR: ABORDAGEM DA NEGRITUDE NA OBRA "O MENINO MARROM" DE ZIRALDO
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i2.2372Resumo
Neste estudo monográfico apresentamos uma reflexão sobre como a leitura de obras literárias infantojuvenis é um fator importante no processo de formação intelectual de crianças e adolescentes. O ensino da leitura e literatura deve ser evidenciado metodologicamente no ambiente escolar e, se possível, iniciado no seio familiar, embora tenhamos constatado a pouca ocorrência desse fato, o que pode ser um fator negativo em relação à melhoria do ensino em nosso país. Para evidenciar como as obras infantojuvenis são significativas na formação de leitores, fizemos uma análise de “O Menino Marrom”, de Ziraldo Alves Pinto. Procuramos refletir acerca do seu conteúdo, cujo tema pode levar o leitor e a escola a interpretarem os múltiplos sentidos das relações étnicas para desenvolvimento da intelectualidade; além da estética textual. Para fundamentar nosso trabalho, utilizamos diversas obras, tais como a dos autores: Regina Zilberman, Nelly Novaes Coelho, Marisa Lajolo, Angela Kleiman, Paulo Freire, Maria Helena Martins, Richard Bamberger, Fanny Abramovich, Cândida Vilares Gancho, Elizete Dall’ Comune Hunhoff, José Nelson Froehlich, dentre outros. A pesquisa foi de cunho qualitativo e bibliográfico. Entendemos que a leitura de textos literários deve ser primordial desde a infância para a aquisição do gosto pela leitura e, consequentemente, à formação intelectual.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 REVISTA MOINHOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.