OLHARES DISCENTES SOBRE A INCLUSÃO: ESTUDO DE CASO DO CURSO DE LETRAS EM TANGARÁ DA SERRA-MT
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i2.2386Resumo
Todas as vezes que são feitas referências à Educação Inclusiva são suscitados os mais variados sentimentos: desde incertezas e angústias até entusiasmos e paixões. Esses sentimentos antagônicos são perfeitamente compreensíveis tanto por estarmos inseridos em uma sociedade que mantém cristalizadas concepções tradicionais e preconceituosas, quanto pelo fato de ser uma ação educativa extremamente desafiadora. Nesse sentido, o escopo do trabalho é apresentar um estudo para que se possa compreender o processo da educação Inclusiva em especial em relação aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais - NEE, com olhar direcionado na formação dos letrandos. Sendo assim, no que se refere à pesquisa qualitativa apresenta-se aqui alguns conceitos teóricos que fornecem alguns subsídios para a abordagem educacional Inclusiva e que também levem em conta o desenvolvimento histórico do tema, assim como os progressos em termos de legislação. Além do campo teórico em que se desenvolveu a pesquisa, foi desenvolvida a parte empírica que tem como objetivo compreender a percepção dos acadêmicos do I e VIII semestres do Curso de Letras da UNEMAT de Tangará da Serra sobre a Inclusão de alunos com NEE cuja seleção foi feita de modo aleatório. O instrumento utilizado na coleta de dados e avaliado previamente por meio de um estudo piloto foi o Questionário de Avaliação da Concepção de Inclusão. O tratamento de dados foi realizado por meio de análises estatísticas descritivas, os resultados obtidos refletem concepções sobre Educação Inclusiva destes acadêmicos. Com base nestes dados é possível diagnosticar e oferecer alguns subsídios com vistas a implementar o processo inclusivo que vise o aperfeiçoamento do aprendizado dos alunos com NEE.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 REVISTA MOINHOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.