A LITERATURA INFANTOJUVENIL E A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS

Autores

  • Vaniceia Gonçalina de Oliveira Gonçalves de Paula UNEMAT
  • Elizete Dall'Comune Hunhoff UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i1.2394

Resumo

Ler não significa apenas passar os olhos nas folhas escritas, ler vai muito além disso, envolve a leitura sensorial – visão, audição, olfato e gosto - o conhecimento de mundo do leitor e as suas experiências. Nesse sentido, compreendendo a importância da leitura para a construção do pensamento crítico é que este artigo foi elaborado, com o intuito de evidenciar a relevância da leitura para a formação de leitores críticos infantojuvenis. Para tanto, embasamo-nos em autores com teorias voltadas para esse tema, conceituando-a e abrangendo a intertextualidade e os gêneros textuais. Analisamos três obras da literatura infantojuvenil: “Os novos trajes do imperador” de Hans Christian Andersen, “As roupas novas do rei” de Roberto Belli e “As sobrinhas da Bruxa Onilda e a roupa nova do rei” de Mercè Company. Aplicamos, nesses contos, as teorias elencadas no corpo deste artigo, com o intuito de demonstrar a intertextualidade presente nas obras por meio da paráfrase, da paródia e a da polifonia. Entendemos que os alunos devem ler também por prazer, para que se envolvam no lúdico que há no ato de ler, pois a leitura desperta o lado crítico e lúdico no ser humano, fazendocomqueestepossaseexpressareescrevermelhorsuasideias. 

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Publicado

2017-10-12

Como Citar

de Paula, V. G. de O. G., & Hunhoff, E. D. (2017). A LITERATURA INFANTOJUVENIL E A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS. Revista Moinhos, (1), 20–39. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i1.2394

Edição

Seção

Artigos