REFLEXÕES E ANÁLISES SOBRE A AVALIAÇÃO DO INAF, INEP E INSTITUTO PRÓ LIVRO SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA NO PAÍS

Autores

  • Jeferson André Grisang UNEMAT - Núcleo de Juína
  • Cecília de Campos França

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i1.2405

Resumo

Este trabalho, uma pesquisa de caráter qualitativo, buscou através de consultas bibliográficas às obras de autores como Paulo Freire (2009), Mello, (1991), Hoffmann (1996), Luckesi (2010) e outros, analisar a importância e relevância das avaliações do INAF, INEP e Instituto Pró Livro sobre a leitura. Por ser a leitura, considerada como um parâmetro para a construção de objetos de estudo no âmbito das representações sociais, justifica-se esta produção, tendo em vista o valor que podem representar esses resultados para a promoção de ações de estruturação da educação no país. Neste sentido se refletiu sobre a forma como estes resultados, afinados com as premissas capitalistas, são divulgados e utilizados em favor da continuidade do atual modelo sócio econômico em vigência no planeta. O texto procura, ainda, demonstrar a pertinência dessas avaliações, na proposição de investigações que objetivem conhecer os resultados alcançados pela educação e o desprezo às admoestações de educadores, de intelectuais, que passam como que despercebidas pelos governantes, figurando apenas nos discursos, sem se traduzir por ações efetivas. Com o intuito de colaborar com as reflexões acerca desse fenômeno, apresenta dados resultantes de visitas à biblioteca de Juína para observar as condições do acervo e seu funcionamento, como insumo à discussão sobre a disponibilidade de locais de leitura, não somente no município, mas no país. Com a mesma intenção, apresenta alguns dos pressupostos que consideraram a leitura como indispensável à prática cultural, social e escolar, oferecendo aos leitores argumentos e análises sobre a situação da leitura no Brasil, e a notabilidade da escola e do trabalho dos professores para a formação de leitores. 

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Publicado

2017-10-12

Como Citar

Grisang, J. A., & França, C. de C. (2017). REFLEXÕES E ANÁLISES SOBRE A AVALIAÇÃO DO INAF, INEP E INSTITUTO PRÓ LIVRO SOBRE A PRÁTICA DA LEITURA NO PAÍS. Revista Moinhos, (1), 202–221. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i1.2405

Edição

Seção

Artigos