UMA REFLEXÃO PRÁTICA SOBRE O CONTO “A MOÇA TECELÔ, DE MARINA COLASANTI

Autores

  • Tamires Schneider UNEMAT, Tangará da Serra
  • Elizete Dall'Comune Hunhoff UNEMAT, Tangará da Serra

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i1.2408

Resumo

Nesta pesquisa tivemos por objetivo refletir sobre a importância da literatura infantojuvenil na formação de leitores, por meio de um corpus constituído pelo conto fantástico “A moça tecelã”, de Marina Colasanti. Refletimos sobre o fantástico e o maravilhoso, cujas análises no conto mostram-se como transmissoras de valores que contribuem para a formação intelectual do ser. Propusemos um estudo de campo e relatamos uma experiência prática-pedagógica realizada na Escola Professor João Batista, no dia vinte e dois de outubro, em Tangará da Serra, MT., quando pudemos constatar teoria e prática, lado a lado, com cientificidade e possível amadurecimento profissional. A metodologia foi indutiva, pois admitimos diferentes graus de entendimento sobre os processos interpretativos da leitura em nossa pesquisa, esta de cunho bibliográfico, qualitativa e de campo, proporcionou-nos uma visão holística, sobre o ensino e a aprendizagem. Com as teorias propostas por Nelly Novaes Coelho, Regina Zilberman, Marisa Lajolo, Paulo Freire, Tzvetan Todorov, Fanny Abramovich, entre outros, pudemos refletir sobre a literatura, a leitura e o ensino, em nosso contexto social. Com este estudo, esperamos que o leitor, assim como nós, repense sobre o seu olhar no processo de leitura do texto literário, este como importante ferramenta para o desenvolvimentointelectualdoaluno,noambienteescolar. 

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Publicado

2017-10-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

UMA REFLEXÃO PRÁTICA SOBRE O CONTO “A MOÇA TECELÔ, DE MARINA COLASANTI. (2017). Revista Moinhos, 1, 253-274. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i1.2408