A LÍNGUA PORTUGUESA: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i1.2411Resumo
Ao refletirmos sobre o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa, observamos que, quanto aos objetivos gerais da língua para o Ensino Fundamental e Médio, espera-se que o aluno adquira uma competência linguística que lhe possibilite acesso às mais variadas situações, que seja capaz de produzir e compreender textos orais e escritos para, de modo geral, atender às demandas sociais. O objetivo deste estudo monográfico pautou-se na reflexão do processo da prática de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no âmbito escolar, uma vez que, nas últimas décadas, isso tem sido alvo de muitas discussões e críticas em nossa sociedade. Tais discussões levaram especialistas das mais variadas áreas, assim como os PCN, a orientarem os profissionais da educação para um projeto educativo mais reflexivo sobre a prática de ensino e à formação crítica do cidadão. Analisamos um corpus constituído por dados obtidos com alunos e professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio da Escola Estadual 29 de Novembro, de Tangará da Serra-MT, com o intuito de avaliarmos qual o grau de importância dessa disciplina em nosso meio. Abordamos teorias, estratégias de ensino e enfatizamos a leitura, a interpretação e escrita, como aspectos fundamentais no processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho se torna relevante por proporcionar ao leitor perspectivas críticas de interação entre a escola e a sociedade, entre o docente e seu aluno.
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