INTELIGÊNCIA, AFETIVIDADE E DIVERSIDADE: DESAFIOS E REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO E A SOCIEDADE
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i1.2417Resumo
Este artigo tem como objetivo pesquisar e refletir sobre a inteligência humana em sua relação com a afetividade e a diversidade, utilizando aportes teóricos da Psicologia, Biologia, Antropologia e Filosofia. O caminho escolhido para a pesquisa foi buscar autores que trazem reflexões atuais sobre o tema da inteligência, da afetividade e da diversidade. A leitura da obra Inteligência Emocional (1995) de Daniel Goleman nos proporcionou elementos que evidenciaram contribuições e críticas sobre a abordagem tradicional do tema da inteligência. Em relação à concepção de inteligência emocional também se deve considerar as críticas tanto ao psicologismo quanto a negação do papel da sociedade na produção da inteligência. Maria Helena Souza Patto (2002), Humberto Maturana (1998), Clifford Geertz (1989), Roque de Barros Laraia (2001), Houward Gardner (2000-2001) foram referências de base para o desenvolvimento deste trabalho, permitindo que outros olhares sobre a questão viessem a lançar luz sobre a compreensão da inteligência e da sua relação com a afetividade e com a cultura. Realizamos uma revisão da literatura sobre os conceitos de inteligência e analisamos criticamente as ideias contidas nas visões clássicas e modernas. A proposta busca integrar em um âmbito explicativo as noções do desenvolvimento, de aprendizagem, de cultura e de educação. Sem se descuidar do aspecto sociológico e antropológico da noção de inteligência humana, pois estes aspectos foram incluídos na medida em que entendemos ser pertinentes.
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