INTELIGÊNCIA, AFETIVIDADE E DIVERSIDADE: DESAFIOS E REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO E A SOCIEDADE
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i1.2417Resumo
Este artigo tem como objetivo pesquisar e refletir sobre a inteligência humana em sua relação com a afetividade e a diversidade, utilizando aportes teóricos da Psicologia, Biologia, Antropologia e Filosofia. O caminho escolhido para a pesquisa foi buscar autores que trazem reflexões atuais sobre o tema da inteligência, da afetividade e da diversidade. A leitura da obra Inteligência Emocional (1995) de Daniel Goleman nos proporcionou elementos que evidenciaram contribuições e críticas sobre a abordagem tradicional do tema da inteligência. Em relação à concepção de inteligência emocional também se deve considerar as críticas tanto ao psicologismo quanto a negação do papel da sociedade na produção da inteligência. Maria Helena Souza Patto (2002), Humberto Maturana (1998), Clifford Geertz (1989), Roque de Barros Laraia (2001), Houward Gardner (2000-2001) foram referências de base para o desenvolvimento deste trabalho, permitindo que outros olhares sobre a questão viessem a lançar luz sobre a compreensão da inteligência e da sua relação com a afetividade e com a cultura. Realizamos uma revisão da literatura sobre os conceitos de inteligência e analisamos criticamente as ideias contidas nas visões clássicas e modernas. A proposta busca integrar em um âmbito explicativo as noções do desenvolvimento, de aprendizagem, de cultura e de educação. Sem se descuidar do aspecto sociológico e antropológico da noção de inteligência humana, pois estes aspectos foram incluídos na medida em que entendemos ser pertinentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 REVISTA MOINHOS

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.