LEITURA E LITERATURA – UM OLHAR TEÓRICO E DIDÁTICO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DO LEITOR A PARTIR DO CONTO “A MOÇA TECELÔ, DE MARINA COLASANTI
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i1.2418Resumo
Neste trabalho monográfico tivemos por objetivo refletir sobre a importância da literatura infantojuvenil na formação de leitores, por meio de um corpus constituído pelo conto fantástico “A moça tecelã”, de Marina Colasanti. Refletimos sobre o fantástico e o maravilhoso, cujas análises no conto mostram-se como transmissores de valores que contribuem para a formação intelectual do ser. Foram analisados no conto os elementos narrativos, enredo, narrador, personagem, tempo e espaço, estabelecendo relações com a simbologia, para verificar como a obra se efetiva como formadora de leitores críticos, incentivo à leitura, transmissora de valores, formadora de seres conscientes de seu papel perante a si mesmos e perante o mundo. Propusemos um estudo de campo e relatamos uma experiência prática-pedagógica realizada na Escola .... , nos dia ..., em Tangará da Serra, MT., quando pudemos constatar teoria e prática, lado a lado, com cientificidade e possível amadurecimento profissional. A metodologia foi indutiva, pois admitimos diferentes graus de entendimento sobre os processos interpretativos da leitura em nossa pesquisa, esta de cunho bibliográfico, qualitativa e de campo, proporcionou-nos uma visão holística, com autores, como Nelly Novaes Coelho, Regina Zilberman, Marisa Lajolo, Paulo Freire, Tzvetan Todorov, Antonio Candido, Massaud Moisés, Mikail Baktin entre outros, sobre a literatura, a leitura e o ensino, em nosso contexto social. Com este estudo, esperamos que o leitor, assim como nós, repense sobre o seu olhar no processo de leitura do texto literário, este como importante ferramenta para o desenvolvimento intelectual do aluno, no ambiente escolar.
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