SENTIDOS DO AMOR INFLUENCIADO PELO LUGAR NA SOCIEDADE: UM ESTUDO DAS PERSONAGENS PROTAGONISTAS FEMININAS DOS ROMANCES LUCÍOLA E PIEDADE DE JOSÉ DE ALENCAR E JOSÉ DE MESQUITA, RESPECTIVAMENTE.

Autores

  • Liduína Maria de Sousa Pereira UNEMAT, Tangará da Serra

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i1.2423

Resumo

Esta monografia pretende, por meio de um estudo analítico dos romances Piedade e Luciola, de José de Mesquita e José de Alencar, respectivamente, estabelecer aproximações e afastamentos das personagens protagonistas, ao mesmo tempo em que identificá-las a partir dos paradigmas da mulher. Tomou-se por fundamentação téorica no que se refere ao estudo da mulher a obra clássica de Simone de Beauvoir O segundo sexo: fatos e mitos (1960), e no que se refere a teoria da literatura utilizou-se para o estudo das personagens o livro A personagem de ficcção (2002) de Antônio Candido, e também Beth Brait (1993) . Por fim, no que se refere à fortuna crítica utilizou-se Hilda G. D. Magalhães (2001) e artigos de Maria Francelina S. I. Drummond (2007) e Dante Gatto (2009), entre outros. Concluímos que, o que aproxima Piedade e Lúcia é o que as afasta: o lugar na sociedade. Uma não quer o lugar da outra: ambas são produtos da tradição, servem à ideologia patriarcal, o “outro”. Alencar e Mesquita representam elos firmemente erigidos em torno de valores sacramentadamente patriarcais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-12

Como Citar

Pereira, L. M. de S. (2017). SENTIDOS DO AMOR INFLUENCIADO PELO LUGAR NA SOCIEDADE: UM ESTUDO DAS PERSONAGENS PROTAGONISTAS FEMININAS DOS ROMANCES LUCÍOLA E PIEDADE DE JOSÉ DE ALENCAR E JOSÉ DE MESQUITA, RESPECTIVAMENTE. Revista Moinhos, (1), 297. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i1.2423

Edição

Seção

Resumos