GÊNEROS TEXTUAIS COMO RECURSO PARA ENSINO E APRENDIZADO DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i3.2431Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar, a partir do projeto de produção textual realizado com alunos do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental, nas aulas de Língua Portuguesa por mim ministradas no ano de 2011, na Escola Estadual Alice Barbosa Pacheco, a importância de trabalhar com a diversidade de gêneros textuais presentes no cotidiano do aluno, como forma de enriquecer a aula de Língua Portuguesa no ensino e aprendizado prático de produção de texto escrito e oral, bem como, no aprimoramento das competências: linguística; textual; oral, comunicativa e interativa; criativa e crítico-reflexiva. Como embasamento teórico, considerei as concepções de Irandé Antunes; L. A. Marcuschi; B Marcuschi; A. C. Bentes; J. P. Bronckart; W. R. Cereja; T. C. Magalhães; L. T. Landsmann; M. Bakhtin, PCN de Língua Portuguesa e GESTAR II TP3 (Língua Portuguesa, gêneros e tipos textuais, caderno de teoria e prática), que abordam a definição de gêneros textuais e como a diversidade de gêneros textuais presentes no cotidiano pode ser explorada em sala de aula, de acordo com o contexto e prática social, conhecimentos prévios adquiridos no ambiente em que o aluno vive, temática adequada ao gênero e faixa etária do aluno.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 REVISTA MOINHOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.