GÊNEROS TEXTUAIS COMO RECURSO PARA ENSINO E APRENDIZADO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Marcinete Rocha da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT; Especialista em Gestão Educacional pela Associação Várzea-Grandense de Ensino e Cultura, Faculdades Integradas de Várzea Grande – FIVEC; Mestranda em Linguística pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José de Anchieta.

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i3.2431

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar, a partir do projeto de produção textual realizado com alunos do 6o ao 9o ano do Ensino Fundamental, nas aulas de Língua Portuguesa por mim ministradas no ano de 2011, na Escola Estadual Alice Barbosa Pacheco, a importância de trabalhar com a diversidade de gêneros textuais presentes no cotidiano do aluno, como forma de enriquecer a aula de Língua Portuguesa no ensino e aprendizado prático de produção de texto escrito e oral, bem como, no aprimoramento das competências: linguística; textual; oral, comunicativa e interativa; criativa e crítico-reflexiva. Como embasamento teórico, considerei as concepções de Irandé Antunes; L. A. Marcuschi; B Marcuschi; A. C. Bentes; J. P. Bronckart; W. R. Cereja; T. C. Magalhães; L. T. Landsmann; M. Bakhtin, PCN de Língua Portuguesa e GESTAR II TP3 (Língua Portuguesa, gêneros e tipos textuais, caderno de teoria e prática), que abordam a definição de gêneros textuais e como a diversidade de gêneros textuais presentes no cotidiano pode ser explorada em sala de aula, de acordo com o contexto e prática social, conhecimentos prévios adquiridos no ambiente em que o aluno vive, temática adequada ao gênero e faixa etária do aluno. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-13

Como Citar

Silva, M. R. da. (2017). GÊNEROS TEXTUAIS COMO RECURSO PARA ENSINO E APRENDIZADO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista Moinhos, (3), 91–110. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i3.2431

Edição

Seção

Artigos