A(S) CONCEPÇÕES(S) DE LINGUAGEM NOS PLANOS DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA

Autores

  • Marildete Gomes dos Santos Barnabé UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i3.2457

Resumo

Esta pesquisa apresenta como objeto de estudo as concepções de linguagem em planos de aula de Língua Portuguesa, da modalidade de EJA, numa escola da rede pública estadual de Tangará da Serra-MT. As Orientações Curriculares incitam os professores refletir sobre a sociedade atual, para poder proporcionar aos alunos condições de exercerem a cidadania, constituindo em agentes participantes e transformadores da sociedade. Sendo esta uma das funções sociais da escola, torna-se relevante neste trabalho analisar as concepções de linguagem nos planos de aula de Língua Portuguesa na modalidade da EJA, pois o ato de ensinar a ler é bem mais que simplesmente decodificar e, por isso, a aula torna-se também uma ação política. Para subsidiar esta pesquisa, selecionamos como base teórica os autores, como: Freire, Geraldi, Travaglia, Antunes, dentre outros, além de documentos, como os Parâmetros Curriculares, as Orientações Curriculares Nacionais e as Orientações Curriculares de Estado de Mato Grosso que tratam sobre linguagem, especialmente, sobre o ensino de língua portuguesa. Para nossas análises, utilizamo-nos de dois planos de aula de Língua Portuguesa do Ensino Médio, da modalidade EJA, nos quais ainda prevalecem dois tipos de concepções de linguagem: expressão do pensamento e instrumento de comunicação. 

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Publicado

2017-10-13

Edição

Seção

Resumos

Como Citar

A(S) CONCEPÇÕES(S) DE LINGUAGEM NOS PLANOS DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA. (2017). Revista Moinhos, 3, 157. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i3.2457