AS ETAPAS DE LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO “VIVA PORTUGUÊS” DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Rúbia Nara Ferreira Durães UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i3.2461

Resumo

Um dos motivos que nos levou a propor este estudo sobre a importância do livro didático ‘Viva Português’, foi o resultado da avaliação do IDEB do ano de 2011. O estudo avaliou as escolas do Brasil, que obtiveram média de 4.1, cuja meta era 3.9. O estado de Mato Grosso obteve a nota 4.5. O município de Tangará da Serra alcançou a média 5.3 em nível geral, porém, a nota do nono ano foi menor, de 4.3. Diante disso, interessou-nos saber como a leitura está sendo trabalhada neste livro didático, adotado pelas escolas da rede estadual de ensino deste município. Baseados nos estudos de Cabral (1986) e Menegassi (1995), entre outros, esta pesquisa tem como objetivo principal investigar as etapas de leitura presentes numa das unidades deste material e observar se a proposta de leitura apresentada contribui para a formação de leitores críticos. A análise permitiu observar que o material analisado contempla as etapas de leitura, fazendo com que o aluno passe por elas gradativamente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-13

Como Citar

Durães, R. N. F. (2017). AS ETAPAS DE LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO “VIVA PORTUGUÊS” DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Moinhos, (3), 161. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i3.2461

Edição

Seção

Resumos