ELEMENTOS COESIVOS: UMA ANÁLISE EM ALGUMAS MONOGRAFIAS DE LETRAS, DE 2006 A 2012
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i3.2465Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo analisar a utilização dos elementos coesivos das monografias do curso de Licenciatura em Letras, na Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Universitário de Tangará da Serra. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, para a qual, contamos com um material de apoio à pesquisa, através de levantamento e fichamento de textos, por meio de recortes de textos acadêmicos. Os recortes foram retirados do período de 2006 até 2012, precisamente, para observarmos a escrita, ou seja, o uso desses elementos. Nesta perspectiva, os objetivos deste trabalho foram destacar os conectivos (conectores) mais utilizados, as inadequações mais frequentes e as maiores dificuldades que os acadêmicos enfrentam na utilização dessas ferramentas. Observamos neste trabalho o processo de Coerência e Coesão que são um dos principais fatores de textualidade, segundo Beaugrande & Dressler apud Koch (2009). Entretanto, destacaremos apenas, os elementos coesivos que de acordo com Halliday e Hasan apud Koch (2009, p. 16) “é um conceito semântico que se refere às relações de sentido existentes no interior do texto e que o definem como um texto”. Em sua maioria, notamos que os conectivos foram utilizados de forma correta, mas, houve dificuldade quanto ao uso de certos elementos coesivos, como: ONDE e QUANDO, já que foram inseridos nos textos inadequadamente, pois não conseguiram expressar o que exige sua classificação semântica. Também houve muitas repetições na utilização dos conectores, MAS, POIS, POR ISSO, E, VISTO QUE e COMO. Para tanto, deixamos em anexo e sugerimos como auxílio em nossas produções textuais, uma tabela dos conectivos e suas devidas classificações semânticas.
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