ENTREL@ÇOS D@ LINGU@GEM FORM@L E LINGU@GEM VIRTU@L: O USO DO INTERNETÊS NO 3° ANO DE UMA ESCOLA DE TANGARÁ DA SERRA – MT

Autores

  • Andressa Domingues da Silva UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i3.2466

Resumo

Esta pesquisa tem como ponto crucial os entrelaços de linguagem formal e virtual nos textos de alunos do terceiro ano da escola Ramon Sanches Marques, de Tangará da Serra /MT. Como usuários frequentes das redes sociais, entende-se que a linguagem formal e a linguagem virtual podem estar se entrelaçando no cenário da sala de aula na disciplina de língua portuguesa Entende ser um problema nas percepções de estudantes e da professora, acerca da relação entre linguagem virtual (o internetês) e a linguagem padrão da Língua portuguesa. Assim, o objetivo geral é analisar as percepções dos alunos do terceiro ano do ensino médio e a professora de língua portuguesa acerca dos entrelaços da linguagem formal e virtual. É uma pesquisa de cunho qualitativo, tomando o estudo de caso como apoio metodológico e para os seguintes instrumentos de coleta de dados: entrevista semi-estruturada em sala de aula. Os sujeitos da pesquisa são os alunos do 3°ano do Ensino Médio, e a professora da turma de língua portuguesa. Os dados coletados foram problematizados pelo aporte teórico na interface das áreas de sociologia e linguagem, tendo como parâmetros os principais conceitos: socialização, linguagem virtual e linguagem presencial. Os objetivos específicos são: traçar o perfil dos estudantes e da professora; definir os usuários das redes sociais e identificar os que são adeptos do “internetês”; identificar os principais indícios de “internetes” utilizadas pelos pesquisados nas redes sociais e problematizar as adaptações da “internetês” para a norma padrão da Língua Portuguesa. Assim, foi possível compreender que os entrelaços da linguagem formal e virtual não estão sendo identificados nas situações percebidas, e os alunos demonstraram ter problema mesmo sendo usuários das redes sociais e utilizadores do internetês, pois não os utilizam na sala de aula segundo análise do questionário. A professora reconhece que seus alunos da disciplina de língua portuguesa, não usam o internetês durante o ambiente de sala de aula por ter um perfil e dinâmica focad somente na linguagem formal. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-10-13

Edição

Seção

Resumos

Como Citar

ENTREL@ÇOS D@ LINGU@GEM FORM@L E LINGU@GEM VIRTU@L: O USO DO INTERNETÊS NO 3° ANO DE UMA ESCOLA DE TANGARÁ DA SERRA – MT. (2017). Revista Moinhos, 3, 166. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i3.2466