LITERATURA INFANTOJUVENIL: A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA OBRA "O MENINO MARROM", DE ZIRALDO

Autores

  • Angélica Alves de Souza UNEMAT; Membro do LIPP - Grupo de Pesquisa: Literatura Infantojuvenil: Poesia e Prosa”.
  • Elizete Dall'Comune Hunhoff Profa, Adjunta - UNEMAT. Doutora em Letras-USP/SP.

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i4.2483

Resumo

Neste artigo apresentamos uma reflexão sobre como a leitura de obras literárias infantojuvenis podem ser um fator importante para o processo de formação intelectual de crianças e adolescentes. Para evidenciar como tais leituras são significativas fizemos uma análise da obra “O menino marrom”, de Ziraldo Alves Pinto. A obra citada tem como temática a diversidade étnico-racial, sem possíveis marcas de preconceito. Procuramos refletir acerca do seu conteúdo, cuja história pode levar o leitor e a escola a interpretarem os múltiplos sentidos das relações éticas. O estudo de conteúdos que contemplam a diversidade étnico-racial vem sendo exigido na escola, devido a implantação da Lei Federal no 11.645/08, que determina a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena. Dessa forma o tema abordado, fez-nos pensar sobre a possível contribuição para a formação cidadã e a construção de valores, o leitor poderá entender como o conteúdo de um livro pode alavancar reflexões, discussões, metodologias e possíveis soluções para problemas cotidianos, de cunho profissional ou particular. 

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Publicado

2017-10-13

Como Citar

Souza, A. A. de, & Hunhoff, E. D. (2017). LITERATURA INFANTOJUVENIL: A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA OBRA "O MENINO MARROM", DE ZIRALDO. Revista Moinhos, (4), 78–90. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i4.2483

Edição

Seção

Artigos