O OBJETO QUE FALA: REFLEXÕES ACERCA DA INSERÇÃO DA MULHER NO UNIVERSO LITERÁRIO

Autores

  • Verônica Rodrigues Barbosa Graduada em Letras, Licenciatura Plena, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Tangará da Serra (MT).
  • Dante Gatto Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, doutorado em Teoria Literária pela UNESP (Assis – SP)

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i4.2484

Resumo

Partindo da condição subversiva da literatura, enquanto arte, este artigo busca refletir como a grande e lenta revolução operada pelas mulheres, no sentido de resguardarem o lugar de participação na sociedade, enquanto ser, teve como suporte fundamental a inserção da mulher no universo literário e a expressão obtida pelo que podemos chamar de escrita feminina. Se silêncio e invisibilidade foram operadas ideologicamente pelo patriarcado, anulando a voz da mulher, por meio da literatura o objeto falou. Lançamos, pois, luz ao processo e ao fenômeno. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-10-13

Como Citar

Barbosa, V. R., & Gatto, D. (2017). O OBJETO QUE FALA: REFLEXÕES ACERCA DA INSERÇÃO DA MULHER NO UNIVERSO LITERÁRIO. Revista Moinhos, (4), 91–99. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i4.2484

Edição

Seção

Artigos