ANÁLISE DOS ELEMENTOS DE COESÃO E DE COERÊNCIA EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NUMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE NOVA OLÍMPIA – MT

Autores

  • Adaême Pedrosa Duarte UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i4.2494

Resumo

Nesta pesquisa monográfica propusemos uma abordagem sobre os mecanismos de coesão, coerência textual e suas contribuições na produção de textos. Para tanto, selecionamos como corpus textos produzidos por alunos do Ensino Médio de uma escola pública estadual no Município de Nova Olímpia – MT, para análise dos elementos coesivos, sua presença e interferência na construção do sentido global do texto. Como referencial teórico, embasamo-nos nos pressupostos da Linguística Textual, a partir dos estudos de Koch e coautores, Geraldi, Antunes, entre outros. Acreditamos que pesquisas como esta vêm contribuir para a educação escolar, de modo amplo, no sentido de apontar que a escola/professores precisam investir incessantemente no direcionamento da leitura e escrita dos estudantes, a fim de que desenvolvam boa formação linguística e que sejam indivíduos bem informados, que leiam, que escrevam, assumindo-se sujeitos de suas produções. Nosso trabalho estrutura-se em sete tópicos. A partir da introdução temos o Histórico da Linguística Textual, Concepções de texto, Textualidade, Coerência Textual, Coesão Textual, Análise do corpus e por último apresentamos uma Proposta de Reescrita de textos. Em síntese, quanto ao uso dos elementos coesivos, constatamos que os alunos, na sua maioria, conseguem utilizá-los bem, porém, os maiores problemas encontrados ficam por conta das condições de produção, pois a maioria dos textos não apresentam clareza nas intenções e objetivos para a escrita, nem domínio do gênero textual solicitado. Desta feita, para atender a essas necessidades acreditamos ser necessário um processo interativo no qual o texto ganhe sentido, como por exemplo, no processo de reescrita, que vem de encontro à proposta da Linguística Textual de que o texto é um construto social, cognitivo, contextual e interativo. Dessa maneira, a produção textual não existe sem a gramática, sem a interação entre locutor, interlocutor e o texto. 

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Publicado

2017-10-13

Edição

Seção

Resumos

Como Citar

ANÁLISE DOS ELEMENTOS DE COESÃO E DE COERÊNCIA EM TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NUMA ESCOLA ESTADUAL NO MUNICÍPIO DE NOVA OLÍMPIA – MT. (2017). Revista Moinhos, 4, 144. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i4.2494