ANÁLISE DOS GÊNEROS TEXTUAIS NAS PROVAS DE LÍNGUA ESPANHOLA DO ENEM 2011, 2012 e 2013.
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i4.2507Resumen
Este trabalho aborda os gêneros textuais, a partir de sua aplicação como conteúdo avaliativo nas provas de Língua Espanhola Exame Nacional do Ensino Médio, doravante ENEM nas edições de 2011, 2012 e 2013. Para tanto, adotamos como principais referências teóricas desta pesquisa: Luiz Antônio Marcuschi (2008), Mikhail Bakhtin (2000), Joaquin Dolz (2004), Bernard Schneuwly (2004). Ainda observando as orientações pedagógicas oficiais abordadas nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio, doravante OCNEM (BRASIL, 2006), analisamos também a Matriz de Referência do ENEM (2009), salientando os pontos em que o exame se inscreve nos objetivos traçados pelas diretrizes oficiais de ensino em relação aos gêneros textuais. Ao buscarmos identificar a abordagem dos gêneros textuais no ENEM, concluímos que esta tende a avaliar os gêneros sob seu viés temático, principalmente por meio da interpretação textual, trabalhando de modo secundário os aspectos composicionais e estilísticos.
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