O ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LINGUA PARA ALUNOS PARESI NA ESCOLA ESTADUAL MINISTRO PETRÔNIO PORTELA NUNES EM TANGARÁ DA SERRA – MT
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i4.2510Resumo
Partindo dos estudos que discorrem sobre o português como segunda língua, esta pesquisa tem como objetivo fazer considerações a respeito do ensino da Língua Portuguesa para alunos indígenas de uma escola não indígena, no município de Tangará da Serra - MT. Esta pesquisa foi concretizada por meio de levantamento bibliográfico, com ênfase na pesquisa de campo e os instrumentos utilizados se resumiram em um roteiro de entrevista para, em seguida, colhermos os depoimentos das professoras e alunos indígenas, em áudio. Os sujeitos entrevistados foram duas professoras de língua portuguesa, não indígena do ensino fundamental e médio e seis alunos indígenas estudantes do ensino fundamental e médio,regularmente matriculados na Escola Estadual Ministro Petrônio Portela Nunes. Para desenvolver este estudo, embasamo-nos em alguns estudiosos e teóricos, como Maher, Bakhtin, Guimarães, Stuart Hall e Souza. Além desses autores, também consultamos algunsdocumentos, como a Constituição Federal de 1988, dentre outras leis que foram necessárias para o desenvolvimento desse trabalho. Entendemos que a língua portuguesa seus é o alicerce da nossa educação e a ligação nos diálogos travados pela maioria das pessoas, sendo assim, pode-se considerar que a língua portuguesa funciona como um mediador dos indígenas com o mundo fora das aldeias. Nesse sentindo, foi possível entender que o aluno indígena busca aprender a língua portuguesa como segunda língua pela necessidade de comunicação com o não índio/sociedade envolvente. Isso nos mostra que eles querem tomar posse dos direitos, “ter de volta suas terras” e ser parte integrante da sociedade, pois eles foram fundamentais para a formação da nação brasileira. E mesmo havendo interesse em se aprender a língua do outro, percebe-se no discurso dos alunos indígenas que a língua materna ainda se faz viva na sociedade indígena.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 REVISTA MOINHOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.