HORTA ESCOLAR COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA E INSTRUMENTO DE INTEGRAÇÃO E (RES) SOCIALIZAÇÃO

Autores

  • Valdinei Parizzi Polícia Militar de Mato Grosso; FAEST;
  • Silvana Verciano SEDUC/MT.
  • Naiara Moraes SEDUC/MT.

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i7.4219

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de descrever a experiência da revitalização e acompanhamento da horta escolar como contribuição para complementação nutritiva da merenda escolar e ressocialização dos apenados do Centro de Detenção Provisório do município de Tangará da Serra/MT. Para além dessa integração de saberes é imprescindível refletir sobre a importância da horta como uma das ferramentas principais na intervenção pedagógica, bem como no processo de (res)socialização e integração dos alunos e apenados dentro do contexto escolar, acreditando que tal contribuição seja positiva e que a partir deste primeiro trabalho e experiência possam vir outros mais, dando assim mais possibilidade e desenvolvimento no ensino-aprendizagem da comunidade escolar. Entendemos que a horta escolar é um laboratório vivo que possibilita infinitos leques no desenvolvimento intelectual, sociocultural e de integração, que descreve o homem e seu ambiente de forma ampla.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Valdinei Parizzi, Polícia Militar de Mato Grosso; FAEST;
    Diretor do Centro de Detenção Provisória e Estudante do 7º Semestre de Psicologia no Instituto FAEST, Tangará da Serra - MT.
  • Silvana Verciano, SEDUC/MT.
    Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado de Mato Grosso. Gestora Escolar. Estudante do 7º Semestre de Psicologia no Instituto FAEST, Tangará da Serra - MT.
  • Naiara Moraes, SEDUC/MT.
    Professora da Rede Estadual de Ensino do Estado de Mato Grosso. Estudante do 2º Semestre em Educação Especial pela UNIFACVEST, Tangará da Serra – MT.

Referências

ARROYO, Miguel Gonzalez/ Roseli Salete Caldart/ Monica Castagna Molina. Por uma Educação do Campo. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil; promulgada em 5 de outubro de 1988. Organização do texto: Anne Joyce Angher. 6. ed. São Paulo: Rideel, 2008.

_______ . Senado Federal. Código Penal de 1940. Brasília: Senado Federal, 2008.

_______ . Senado Federal. Lei n. 7.210/84. Lei de Execução Penal. Brasília: Senado Federal, 2008.

CERVINI, Raúl. Os processos de descriminalização. São Paulo: RT, 1995.

CHALFUN, N.N.J. & PIO, R.; Aquisição e plantio de mudas frutíferas. Editora UFLA. Disponível em: DAVANÇO, G. M.; TADDEI, J. A. de A. C.; GAGLIANONE, C. P. Conhecimentos, atitudes e práticas de professores de ciclo básico, expostos e não expostos a Curso de Educação Nutricional. Revista Nutrição, Campinas, v.17, n.2.

GADOTTI, Moacir. Boniteza de Um Sonho: ensinar e aprender com sentido. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2003.

GOUVEIA, M. S. F. Atividades de Ciências: a relação teoria-prática no Ensino. Ensino em Revista, v.3, n.1, p.9.

GRECO, Rogério. Direitos Humanos, Sistema Prisional e Alternativa à Privação de Liberdade. São Paulo: Saraiva, 2011.

MOURÃO, M. J. Importância da Educação Nutricional na Escola. [2010]. Disponível em: http://www.avanti.com.br/nutricao_artigo1.htm;. Acesso em: 08 de setembro de 2019.

SHECAIRA, Sergio Salomão e CORRÊA JUNIOR, Alceu. Pena e Constituição. Revista dos Tribunais, São Paulo, 1995.

VIVALDO, Jesebel Barcellos. Ressocialização Pela Educação: Um Desafio Possível. Disponível em: <https://monografias.brasilescola.uol.com.br/direito/ressocializacao-pela-educacao-um-desafio-possivel.htm#capitulo_4.2> Acesso em: 09 de setembro de 2019.

Downloads

Publicado

2019-12-24

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

HORTA ESCOLAR COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA E INSTRUMENTO DE INTEGRAÇÃO E (RES) SOCIALIZAÇÃO. (2019). Revista Moinhos, 7, 70-75. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i7.4219