HORTA ESCOLAR COMO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA E INSTRUMENTO DE INTEGRAÇÃO E (RES) SOCIALIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i7.4219Resumo
O presente artigo tem o objetivo de descrever a experiência da revitalização e acompanhamento da horta escolar como contribuição para complementação nutritiva da merenda escolar e ressocialização dos apenados do Centro de Detenção Provisório do município de Tangará da Serra/MT. Para além dessa integração de saberes é imprescindível refletir sobre a importância da horta como uma das ferramentas principais na intervenção pedagógica, bem como no processo de (res)socialização e integração dos alunos e apenados dentro do contexto escolar, acreditando que tal contribuição seja positiva e que a partir deste primeiro trabalho e experiência possam vir outros mais, dando assim mais possibilidade e desenvolvimento no ensino-aprendizagem da comunidade escolar. Entendemos que a horta escolar é um laboratório vivo que possibilita infinitos leques no desenvolvimento intelectual, sociocultural e de integração, que descreve o homem e seu ambiente de forma ampla.Downloads
Referências
ARROYO, Miguel Gonzalez/ Roseli Salete Caldart/ Monica Castagna Molina. Por uma Educação do Campo. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil; promulgada em 5 de outubro de 1988. Organização do texto: Anne Joyce Angher. 6. ed. São Paulo: Rideel, 2008.
_______ . Senado Federal. Código Penal de 1940. Brasília: Senado Federal, 2008.
_______ . Senado Federal. Lei n. 7.210/84. Lei de Execução Penal. Brasília: Senado Federal, 2008.
CERVINI, Raúl. Os processos de descriminalização. São Paulo: RT, 1995.
CHALFUN, N.N.J. & PIO, R.; Aquisição e plantio de mudas frutíferas. Editora UFLA. Disponível em: DAVANÇO, G. M.; TADDEI, J. A. de A. C.; GAGLIANONE, C. P. Conhecimentos, atitudes e práticas de professores de ciclo básico, expostos e não expostos a Curso de Educação Nutricional. Revista Nutrição, Campinas, v.17, n.2.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de Um Sonho: ensinar e aprender com sentido. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2003.
GOUVEIA, M. S. F. Atividades de Ciências: a relação teoria-prática no Ensino. Ensino em Revista, v.3, n.1, p.9.
GRECO, Rogério. Direitos Humanos, Sistema Prisional e Alternativa à Privação de Liberdade. São Paulo: Saraiva, 2011.
MOURÃO, M. J. Importância da Educação Nutricional na Escola. [2010]. Disponível em: http://www.avanti.com.br/nutricao_artigo1.htm;. Acesso em: 08 de setembro de 2019.
SHECAIRA, Sergio Salomão e CORRÊA JUNIOR, Alceu. Pena e Constituição. Revista dos Tribunais, São Paulo, 1995.
VIVALDO, Jesebel Barcellos. Ressocialização Pela Educação: Um Desafio Possível. Disponível em: <https://monografias.brasilescola.uol.com.br/direito/ressocializacao-pela-educacao-um-desafio-possivel.htm#capitulo_4.2> Acesso em: 09 de setembro de 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 REVISTA MOINHOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.