LEITURA DE FÁBULAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i13.11630Palavras-chave:
Educação, Fábula, Leitura, AprendizadoResumo
O presente artigo apresenta uma reflexão sobre a importância da leitura de fábulas para o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo das crianças. Para tal, contamos com auxílio de alguns pesquisadores na área como: Abramovich (2004), Candido (1972), Coelho (2000), entre outros que à luz de suas pesquisas contribuíram para nossa reflexão. Contudo, a leitura de forma geral é uma competência muito significante para a vida por contribuir para a formação integral do indivíduo. Por serem um tipo de leitura normalmente mais rápida e de fácil entendimento, as fábulas podem despertar um sentimento de prazer pelo ato de ler, contribuindo para a formação do leitor proficiente. Esta pesquisa teve como objetivo relatar a importância da leitura de fábulas e a “contação” de histórias no desenvolvimento da aprendizagem da criança. Este gênero transmite um aprendizado, pois, por meio da moral, no final de cada história traz sempre um valor a ser agregado na formação dos alunos. A pesquisa mostrou que, ao mesmo tempo em que contam uma história “real”, as fábulas remetem a um mundo mágico e imaginário, aproximando-se do universo infantil em forma de fantasia, tornando-se relevante para a educação, considerando que traz conhecimentos acerca da importância da incorporação das fábulas no ensino, visando resgatar os valores esquecidos.
Downloads
Referências
ABRAMOVICH, Fani. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997. ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 2004.
BARCELLOS, Gladis Maria Ferrão; NEVES, Iara Conceição Bittencourt. Hora do conto: da fantasia ao prazer de ler. Porto Alegre: Sagra DC Luzzatto, 1995.
BARROS, Genaldir Rocha de Oliveira; OLIVEIRA, Lisiane da Silva; SILVA, Raulene Gomes da; BALBINO, Elizete Santos; ARAÚJO, Dayane Karlla Porto. O uso do gênero fábula nos anos iniciais do ensino fundamental: relato de uma sequência didática. Anais...XI Congresso Nacional de Educação EDUCERE, 2013. 18187- 18196 p.
BAMBERGUERD, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. 7. Ed. São Paulo: Ática, 2000. CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Ciência e cultura. São Paulo, 1972.
CAVALCANTI, Joana. Caminhos da literatura infantil e juvenil: dinâmicas e vivências na ação. São Paulo: Paulus, 2002
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. 1a. Ed. São Paulo: Moderna, 2000.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 2000. In: LIMA, Renan de Moura Rodrigues. Rosa, Lúcia Regina Lucas da. CIPPUS. Revista de iniciação científica do Unilasalle. 1 v. 1 n. 2012.
FARIA Maria Alice. Como Usar a Literatura Infantil na Sala de Aula. São Paulo: Contexto, 2004. FERREIRA, Norma Sandra de Almeida (Org.) Leitura, cultura, infância: Lobato. São Paulo: Global,
FRANTZ, M. H. Z. A literatura nas séries iniciais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. 23a Ed. São Paulo: Cortez, 1989.
PORTA DA EDUCAÇÃO. A importância da leitura dos contos de fadas na educação. Disponível em www.portaldaeducacao.com.br. Acessado em 15 de janeiro de 2023
SOUZA, Elaine Hernandez de. Os Discursos do Trabalho na Fábula “A Cigarra e a Formiga”. Revista Intercâmbio. Volume XVII, 2008. São Paulo: LAEL/PUC-SP. ISSN 1806-275x.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Moinhos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.