O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM E OS ELEMENTOS QUE O CONSTITUEM
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i6.3107Resumo
Este é um trabalho de cunho bibliográfico que explora a problemática: como ensinar os alunos em sala de aula? Não visamos construir receita para responder à questão, apenas trazer elementos pedagógicos que levem os profissionais da educação a construírem suas próprias reflexões acerca do tema para uma possível aplicação na sua realidade. Nosso objetivo é edificar algumas dimensões do profissional docente para atuar no processo de Ensino e Aprendizagem. O foco aqui é o Processo de Ensino e Aprendizagem, mas para tangenciá-lo, tivemos que falar de alguns elementos que o constituem, como: desafios profissionais de sala de aula, currículo, linguagem e escola.
Downloads
Referências
BALZAN, Newton Cezar. Supervisão e didática.in: ALVES, Nilda (coord.). Educação e supervisão: o trabalho coletivo na escola. 13.ed. São Paulo: Cortez,2011.
FREIRE. Paulo. Pedagogia da Autonomia. Rio Grande do Sul, Paz e Terra, 2004.
GAMEZ, Luciano. Psicologia da Educação. Rio de Janeiro, Gen/LTC, 2013.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2.ed. São Paulo, Cortez, 2013.
MECKERNAN, James. Currículo e Imaginação: Teoria do processo, pedagogia da pesquisa – ação. Porto Alegre, Artmed, 2009.
MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem Significativa: a teoria e textos complementares. 1.ed. São Paulo: LF Editorial, 2011.
NETO, Carvalho. O livro didático e as Teorias Pedagógicas, 2015. Holos, ano 31, Vol.¨6. Disponível em: https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol__1373923960.pdf. Acesso: 06 de jan. 2018.
PILETTI, Nelson. Psicologia Educacional. 7. Ed. São Paulo: Editora Ática, 1989.
_____, Nelson. ROSSATO, Solange Marques. Psicologia da Aprendizagem: Da Teoria do condicionamento ao Construtivismo. 1.ed. São Paulo: Contexto, 2015.
SACRISTAN, J. Gimeno. O Currículo: Uma Reflexão Sobre a Prática. 3.ed. Porto Alegre, Artmed, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 REVISTA MOINHOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.