O tecer diário e a formação na docência em língua estrangeira

Autores

  • Maryssol Gomes Gonçalves UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
  • Flavia Braga Krauss de Vilhena UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

DOI:

https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i8.4436

Resumo

Esta reflexão busca pensar a experiência da escrita de diários dialógicos a partir do relato de uma bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID em Língua Espanhola, no curso de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), no período de 2018/2, campus de Tangará da Serra – MT. Partindo da implantação de diários dialógicos na formação de professores de língua espanhola, e o processo de desenvolvimento da escrita a partir da observação feita em sala de aula, da observação analítica e da experiência subjetiva na elaboração desses diários e registros, o processo narrado aqui nos mostra como essa escrita pode dar suporte à organização da vivência de sala de aula pela aluna através da observação, da aplicação do conteúdo planejado e executado pelo professor de classe, os ajustes ao longo do período, as repostas do grupo ao conteúdo de espanhol proporcionado pelo docente. A aluna narra o desenvolvimento da sua escrita, as mudanças que ocorreram durante esse processo, tanto no registro do que foi observado como na forma de registrar a experiência, iniciando com uma postura mais objetiva e se transformando em uma observação mais subjetiva do contexto da sala de aula e do ensinamento do espanhol. Os diários dialógicos como ferramenta de investigação e ação propõe uma análise constante da experiência de docência conduzindo o futuro professor e o professor a fazer uma busca além do que é proposto como conteúdo, mas observar a interação com a sala de aula, as respostas à didática escolhida e o envolvimento do grupo com a aprendizagem.

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Biografia do Autor

  • Maryssol Gomes Gonçalves, UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

    Acadêmica do curso de Licensiatura em Letras na Universidade do Estado de Mato Grosso  UNEMAT/Campus de Tangará da Serra. Email: maryssolgomes@gmail.com

  • Flavia Braga Krauss de Vilhena, UNEMAT - UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

    Professora Doutora do curso de Letras na Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT/Campus Tangará da Serra. Email: flaviakrauss@hotmail.com

Referências

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. A experiência e sua linguagens. In: Tremores: Escritos sobre Experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

RIOLFI, Claudia Rosa. Ensinar a escrever: considerações sobre a especificidade do trabalho da escrita. Leitura: Teoria e Prática / Associação de Leitura do Brasil. V.21 n. 340. Campinas: AP ALB, Porto Alegre: Mercado Aberto, 2003.

AGUILAR, C. Diarios Dialógicos: Cuadernos de Bitácora. Universidad Jaume I. Sociedad Española de Didáctica de la Lengua y La Literatura: 2005. (p. 149 – 156).

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Publicado

2020-08-13

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Como Citar

O tecer diário e a formação na docência em língua estrangeira. (2020). Revista Moinhos, 8, 93-101. https://doi.org/10.30681/moinhos.v0i8.4436