MULTILETRAMENTOS EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 8o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA AS ATIVIDADES DO GÊNERO RESENHA CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.30681/moinhos.v1i10.6497Palavras-chave:
Livro didático de Língua Portuguesa, Resenha, Multiletramentos, BNCCResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar um estudo do tratamento didático do gênero resenha crítica sustentado na concepção dos multiletramentos em uma unidade de um livro didático de língua portuguesa do 8o ano do ensino fundamental, o qual esteve em uso em escolas públicas estaduais de Mato Grosso no ano de 2021. Para tanto, adotaram-se as pesquisas bibliográfica e documental, sendo esta a análise do livro didático da Editora Moderna e aquela a revisão bibliográfica da pedagogia dos multiletramentos, dos gêneros discursivos, do livro didático e das teorias de ensino e aprendizagem regulamentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por fim, foi possível constatar potencialidades e fragilidades no tratamento didático entre a resenha crítica e a abordagem dos multiletramentos, bem como no cumprimento da normatização estabelecida pela BNCC.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. L. C. V. O. Resenha. São Paulo: Paulistana, 2006.
ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
BAKHTIN. M. Estética da criação verbal. Tradução do russo Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BEZERRA, M. DIONISIO, A. P. (orgs.). O livro didático de Português: múltiplos olhares. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
BEZERRA, M. A. Textos: seleção variada e atual. In: BEZERRA; DIONISIO, A. P. (orgs.). O livro didático de Português: múltiplos olhares. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
BEZERRA, M. A. Textos: seleção variada e atual. In: BEZERRA; DIONISIO, A. P. (orgs.). O livro didático de Português: múltiplos olhares. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília-DF: SEF/MEC, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.
CABRAL, T. G (Ed.). SET Brasil: ensino fundamental – anos finais: 8º ano: Língua Portuguesa: guia do professor. Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna. 1. ed. São Paulo: editora Moderna, 2019.
CORACINI, M. J. R. F (Org.). Interpretação, autoria e legitimação do livro didático: língua materna e língua estrangeira. 2. ed. Campinas. Pontes: 1999.
CORACINI, M. J. R. F; CAVALLARI, J. S. (orgs.). (Des) construindo verdade (s) no/pelo material didático: discurso/ identidade/ ensino. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.
DIAS. A. V. M. Hipercontos multissemióticos: para a promoção dos multiletramentos. In: MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
GATTI JÚNIOR, D. A escrita escolar da História: livro didático e ensino no Brasil (1970-1990). Bauru, SP: EDUSC/Belo Horizonte, MG: EDUFU, 2004, p. 252.
KALANTZIS, Mary; COPE, Bill; PINHEIRO, Petrilson. Letramentos. Campinas: Editora Unicamp, 2020.
KRESS, Gunther; van LEEUWEN, Theo. Multimodal discourse: The modes and media of contemporary communication. London, New York: Arnold; Oxford University Press, 2001.
LEMKE, Jay L. Letramento Metamidiático: transformando significados e mídias. Traduzido por Clara Dorneles. Trab. Ling. Aplic., Campinas, 49(2): 455-479, Jul./Dez. 2010. Título original: Metamidia Literacy: transforming meanings and medias.
MARCUSCHI, L. A. Compreensão de texto: algumas reflexões. In: MARCUSCHI, L. A; DIONISIO, A. P. (orgs.). O livro didático de Português: múltiplos olhares. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.
MELO, Rosineide de. Gêneros do discurso e letramentos: uma discussão dialógica. Estudos linguísticos, São Paulo, 43 (2): p. 895-908, maio-ago, 2014.
ROJO, Roxane. (Re)pensar os multiletramentos na pandemia. In: RIBEIRO, Ana Elisa; VECCHIO, Pollyanna de Mattos Moura (orgs.). Tecnologias digitais e escola: reflexões no projeto aula aberta durante a pandemia. 1. ed. - São Paulo: Parábola, 2020. Formato: e-book, disponível em:
https://www.parabolaeditorial.com.br/Custom.asp?IDLoja=34487&arq=ebook.htm Acesso em: out. 2021
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.
ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
RIBEIRO, Ana Elisa. Multimodalidade, textos e tecnologias: provocações para sala de aula. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Moinhos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.