Fluxo de Caixa como Ferramenta de Gestão Financeira para Microempresas

Autores

  • VANDERSEZAR CASTURINO UNEMAT
  • LAERCIO DAHMER unemat

Palavras-chave:

Microempresa, Fluxo de Caixa, Gestão, Planejamento

Resumo

O atual mercado competitivo tem evidenciado as dificuldades financeiras da microempresa. O tema do presente trabalho é direcionado à gestão financeira da microempresa de comércio varejista de bebidas e revenda de gás de cozinha propõe a  utilização de um modelo adaptado de Fluxo de Caixa para evidenciar o controle de entradas e saídas de recursos, buscando o equilíbrio financeiro como fator relevante na tomada de decisão. Propõe-se também uma ferramenta de controle financeiro para contribuir com a gestão da microempresa, o modelo adaptado de Fluxo de Caixa permite uma visualização antecipada das necessidades ou sobras de caixa, que auxilia o gestor a orientar seu negócio. O estudo compreende, além do controle de entradas e saídas dos recursos, a projeção de caixa para períodos futuros. Assim, o gestor poderá acompanhar em tempo hábil as ocorrências efetivadas e reorientar o  planejamento imediatamente quando for o caso. Avaliado o controle de caixa existente, sugere-se um modelo adaptado de Fluxo de Caixa que atenderia às necessidades de controle,  orçamento e planejamento da microempresa. O trabalho apresenta um modelo de Fluxo de Caixa que proporciona ao gestor uma visão ampla das atividades da organização, pois projeta as entradas e saídas do caixa que afetam diretamente a saúde financeira e permite estimar as operações a serem realizadas pela empresa, facilitando análise e decisão que  compreendem os recursos financeiros, seleciona o uso de recursos menos onerosos, bem como utiliza as disponibilidades da forma mais racional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSAF NETO, A. Administração do capital de giro. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

BRAGA, R. Fundamentos e técnicas de administração financeira. São Paulo: Atlas, 1989.

CAMPOS FILHO, A. Demonstração dos fluxos de caixa: uma ferramenta indispensável para administrar sua empresa. São Paulo: Atlas, 1999

CHING, H Y. Contabilidade e finanças para não especialistas. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

GAZZONI, E. I. Fluxo de Caixa – Ferramenta de Controle Financeiro para a Pequena Empresa. Florianópolis, 2003. Disponível em:

<http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/9318.pdf.>. Acesso em: 25 mar. 2007.

GITMAN, L. J. Princípios de administração financeira. 10. ed. tradução técnica Antonio Zoratto Sanvicente. São Paulo: ddison Wesley, 2004.

SALAZAR, J. N. A., BENEDICTO, G. C. de. Contabilidade Financeira. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

SANTOS, E. O. dos. Administração financeira da pequena e média empresa. São Paulo: Atlas, 2001.

SANVICENTE, A. Z. Administração Financeira. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Análise e Planejamento Financeiro. Brasília: 2006.

______. Estatuto da Micro e Pequena Empresa: Lei No 9.841, de 5 de outubro de 1999.

Disponível em: <http://www.sebraesp.com.br/topo/fique%20de%20olho/informa%E7%F5es/estatuto%20da%20mpe/estatuto_mpe.aspx.>. Acesso em: 10 nov. 2006.

______. Fatores Condicionantes e Taxa de Mortalidade de Empresas no Brasil – Relatório de Pesquisa. Brasília: 2004.

SILVA, A. C. R. da. Metodologia as pesquisa aplicada à contabilidade: orientação de estudos, projetos, relatórios, monografias, dissertações, teses. São Paulo: Atlas, 2003.

ZDANOWICZ, J. E. Fluxo de Caixa: uma decisão de planejamento e controle financeiro. 10. ed. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2004.

______. Planejamento financeiro e orçamento. 4. ed. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2001.

Downloads

Publicado

13/09/2012

Como Citar

CASTURINO, V., & DAHMER, L. (2012). Fluxo de Caixa como Ferramenta de Gestão Financeira para Microempresas. Revista Contabilidade & Amazônia, 1(1), 1–7. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rca/article/view/v1n1art1

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)