Fluxo de Caixa como Ferramenta de Gestão Financeira para Microempresas
Palavras-chave:
Microempresa, Fluxo de Caixa, Gestão, PlanejamentoResumo
O atual mercado competitivo tem evidenciado as dificuldades financeiras da microempresa. O tema do presente trabalho é direcionado à gestão financeira da microempresa de comércio varejista de bebidas e revenda de gás de cozinha propõe a utilização de um modelo adaptado de Fluxo de Caixa para evidenciar o controle de entradas e saídas de recursos, buscando o equilíbrio financeiro como fator relevante na tomada de decisão. Propõe-se também uma ferramenta de controle financeiro para contribuir com a gestão da microempresa, o modelo adaptado de Fluxo de Caixa permite uma visualização antecipada das necessidades ou sobras de caixa, que auxilia o gestor a orientar seu negócio. O estudo compreende, além do controle de entradas e saídas dos recursos, a projeção de caixa para períodos futuros. Assim, o gestor poderá acompanhar em tempo hábil as ocorrências efetivadas e reorientar o planejamento imediatamente quando for o caso. Avaliado o controle de caixa existente, sugere-se um modelo adaptado de Fluxo de Caixa que atenderia às necessidades de controle, orçamento e planejamento da microempresa. O trabalho apresenta um modelo de Fluxo de Caixa que proporciona ao gestor uma visão ampla das atividades da organização, pois projeta as entradas e saídas do caixa que afetam diretamente a saúde financeira e permite estimar as operações a serem realizadas pela empresa, facilitando análise e decisão que compreendem os recursos financeiros, seleciona o uso de recursos menos onerosos, bem como utiliza as disponibilidades da forma mais racional.
Downloads
Referências
ASSAF NETO, A. Administração do capital de giro. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
BRAGA, R. Fundamentos e técnicas de administração financeira. São Paulo: Atlas, 1989.
CAMPOS FILHO, A. Demonstração dos fluxos de caixa: uma ferramenta indispensável para administrar sua empresa. São Paulo: Atlas, 1999
CHING, H Y. Contabilidade e finanças para não especialistas. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
GAZZONI, E. I. Fluxo de Caixa – Ferramenta de Controle Financeiro para a Pequena Empresa. Florianópolis, 2003. Disponível em:
<http://teses.eps.ufsc.br/defesa/pdf/9318.pdf.>. Acesso em: 25 mar. 2007.
GITMAN, L. J. Princípios de administração financeira. 10. ed. tradução técnica Antonio Zoratto Sanvicente. São Paulo: ddison Wesley, 2004.
SALAZAR, J. N. A., BENEDICTO, G. C. de. Contabilidade Financeira. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
SANTOS, E. O. dos. Administração financeira da pequena e média empresa. São Paulo: Atlas, 2001.
SANVICENTE, A. Z. Administração Financeira. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1997.
SEBRAE, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Análise e Planejamento Financeiro. Brasília: 2006.
______. Estatuto da Micro e Pequena Empresa: Lei No 9.841, de 5 de outubro de 1999.
Disponível em: <http://www.sebraesp.com.br/topo/fique%20de%20olho/informa%E7%F5es/estatuto%20da%20mpe/estatuto_mpe.aspx.>. Acesso em: 10 nov. 2006.
______. Fatores Condicionantes e Taxa de Mortalidade de Empresas no Brasil – Relatório de Pesquisa. Brasília: 2004.
SILVA, A. C. R. da. Metodologia as pesquisa aplicada à contabilidade: orientação de estudos, projetos, relatórios, monografias, dissertações, teses. São Paulo: Atlas, 2003.
ZDANOWICZ, J. E. Fluxo de Caixa: uma decisão de planejamento e controle financeiro. 10. ed. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2004.
______. Planejamento financeiro e orçamento. 4. ed. Porto Alegre: Editora Sagra Luzzatto, 2001.