A DOCÊNCIA E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO EDUCATIVO NA SOCIEDADE CAPITALISTA

Autores

  • Priscila Carla Cardoso Unesp
  • Juliana Cavicchioli de Souza Unesp
  • Michele Cristina Pedroso Cecarelli Unesp - Rio Claro

Palavras-chave:

Docência, Precarização do trabalho, Alienação, Capitalismo

Resumo

Este artigo é resultado de estudos teóricos sobre o trabalho docente na perspectiva marxiana e tem como objetivo evidenciar e discutir distorções e peculiaridades decorrentes da precarização do trabalho educativo em uma sociedade neoliberal, corroborando para reflexões sobre alienação no exercício da docência. Para tanto, foi realizado um ensaio teórico a partir  dos conceitos de trabalho e alienação com a intenção de revelar a importância do trabalho educativo no processo de humanização, problematizando  o cenário atual em que a atividade docente se apresenta submetida às práticas neoliberais tornando-se mão de obra precarizada, substituível e em favor de uma proposta de educação contrária à formação humana e favorável à reprodução de sujeitos a serviço do capital.

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Publicado

2024-04-05

Como Citar

Cardoso, P. C., Cavicchioli de Souza, J., & Cristina Pedroso Cecarelli, M. (2024). A DOCÊNCIA E A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO EDUCATIVO NA SOCIEDADE CAPITALISTA. Revista De Comunicação Científica, 1(15), 72–84. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/12207

Edição

Seção

Artigos