RELATOS DE UMA BOLSISTA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR DO CNPq E SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO EM NÍVEL MÉDIO
Palavras-chave:
Bolsa do CNPq, Iniciação Científica Júnior, Povos tradicionaisResumo
Neste texto, mostramos a relevância da Olimpíada Nacional de Povos Tradicionais, Quilombolas e Indígenas à formação de estudantes que se envolvem com as raízes e com a história de seus povos e culturas. Os estudantes premiados recebem uma bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPq, a qual tem auxiliado estudantes, como Thais, a custear algumas despesas de seus estudos e pesquisas científicas. A bolsista tem publicações em Anais, E-book e Livro. Contribuiu com a Semana Nacional de Orgânicos e com artigos que estão em fase de avaliação em revistas com Qualis A. Esse resultado reforça a relevância das bolsas de pesquisa científica para os estudantes de nível médio e para os futuros cientistas.
Downloads
Referências
CARDOSO, Igor Narcizo et al. A mecanização leiteira na Escola Estadual Terra Nova: um relato de experiência da II Mostra Científica e I Olímpiada Nacional de Povos Tradicionais, Quilombolas e Indígenas. Revista de Comunicação Científica, RCC, maio/ago. I, n. 12, p. 295-306, 2023. Disponível em: Acesso em: 14 jan. 2024.
CURIE, Marie. Wikipedia: a enciclopédia livre. Disponível em: <https://pt.wikipedia. org/ wiki/Marie_Curie> Acesso em: 14 jan. 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MARQUES, Enedina Alves. Wikipedia: a enciclopédia livre. Disponível em: Acesso em: 14 jan. 2024.
PEREIRA, Lisanil da Conceição Patrocínio. RECK, Jair. JÚNIOR, Miguel Castilho. CUNHA, Teresa Cunha. (Org.). Iniciação científica e construção de conhecimentos emancipatórios na Escola Agrícola de Terra Nova do Norte, MT, Brasil. São Paulo: Literando Editora, 2023.