SABERES TRADICIONAIS DE BENZEDEIRAS E OS PROCESSOS MISTICOS DA FÉ

Autores

  • Sônia Gonçalina Pereira Rede Estadual da Educação Básica do Estado de Mato Grosso
  • Rosilene Rodrigues Maruyama Universidade do Estado de Mato Grosso

Palavras-chave:

Educação Popular, Rezas, Benzeção, Fé

Resumo

Nesta pesquisa delineamos os saberes e as práticas devocionais das rezadeiras e benzedeiras que utilizam dessas práticas para o cuidado da saúde daqueles que necessitam. Para esse afazer, discorremos sobre os saberes que envolvem os usos de plantas e ervas nas práticas curativas da comunidade tradicional, ribeirinha e pantaneira de Santa Rosa, situada no Município de Santo Antônio do Leverger–MT. Em diálogo com a fenomenologia da percepção de Maurice Merleau-Ponty (2012), o tipo de pesquisa foi participativo, com abordagem qualitativa, com observações sistematizadas do cotidiano da referida comunidade e dos outros atores que proporcionam a formação de uma visão geral sobre o processo de experiência como benzedeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Gonçalina Pereira, Rede Estadual da Educação Básica do Estado de Mato Grosso

Professora da Rede Estadual da Educação Básica do Estado de Mato Grosso. Especializações: Psicopedagogia pelo IVE (2004); Gestão Escolar pela UFMT (2008) e Tecnologia em Educação pela PUC – Rio de Janeiro (2010).
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8733-8255
E-mail: princesamat2@gmail.com

Rosilene Rodrigues Maruyama, Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestre em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4281-9140
E-mail: rosemaruyama@hotmail.com

Referências

BORGES, M.A.V. Saberes e práticas de rezadeiras e benzedeiras em comunidades de Camaçari: Diálogos entre saberes populares e educação formal. Salvador: UFRB, 2019.

CALHEIROS, K.R.J.M. A cura através da fé: Um olhar sobre as benzedeiras/rezadeiras alagoanas. Universidade Federal de Alagoas. Anais... IX Mestres e Conselheiros, Agentes Multiplicadores do Patrimônio Belo Horizonte/MG, 2017.

CUNHA, M.I. (Org.). Docência Universitária: profissionalização e prática educativa. Feira de Santana: UEFS, 2009.

FRANÇA, I.S.X. Medicina popular: benefícios e malefícios das plantas medicinais. Universidade Estadual da Paraíba, Departamento de Enfermagem. Campina Grande, PB. Rev. Bras. Enferm. v. 61, n. 2. Brasília, Mar./Abr. 2008.

FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

JESUS, E.S. Gente de promessa, de reza e de romaria: Experiências devocionais na ruralidade do Recôncavo Sul da Bahia (1940-1980). Dissertação de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em História da UFBA. Salvador: UFBA, 2006.

MARUYAMA, R.R & PEREIRA, Lisanil da Conceição Patrocínio. Patrimônio biocultural: a benzeção e a prática de se fazer garrafadas na Agrovila das Palmeiras em Santo Antônio do Leverger-MT. Revista Interdisciplinar Caderno Cajuína. v. 8, n. 1, ano 2023, e 238105. Disponível em: https:/v8.cadernoscajuina.pro.br/index.php/revista/index>. Acesso em: 16 set. 2023.

MARUYAMA, R.R. Mulheres rurais de Santo Antônio do Leverger, poder e autonomia no território da cidadania cuiabana-MT. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação stricto sensu em Geografia. Universidade do Estado de Mato Grosso. Cuiabá, MT, 2023.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. 2ed. Tradução: MOURA, C.A.R. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MERLEAU-PONTY, M. Le monde sensible et le monde de l’expression: Cours au Collège de France, notes, 1953. Genève: Metispresses, 2012.

MOURA, E.C.D. Eu te benzo, eu te livro, eu te curo: nas teias do ritual de benzeção. REVISTA DE HUMANIDADES, 11(29), 2011 – JAN / JULHO Publicação do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Ensino Superior do Seridó – Campus de Caicó. Disponível em: <http://www.periodicos.ufrn.br/ojs/index.php/mneme>. Acesso em: 16 set. 2023.

PARANÁ SHOP (s.d.). Documentário revela luta de benzedeiras pelo reconhecimento. Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2023.

Downloads

Publicado

2024-04-05

Como Citar

Pereira, S. G., & Maruyama, R. R. (2024). SABERES TRADICIONAIS DE BENZEDEIRAS E OS PROCESSOS MISTICOS DA FÉ. Revista De Comunicação Científica, 1(15), 33–46. Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/12419

Edição

Seção

Artigos