O ENSINO INTERDISCIPLINAR DE ALUNOS TERENA A PARTIR DE RECEITAS CULINÁRIAS
Palavras-chave:
Ensino, Alunos Terena, Receita culináriaResumo
O presente artigo traz uma discussão sobre o ensino interdisciplinar de alunos Terena a partir de receitas culinárias tradicionais. Os professores da escola Komomoyea Kovo’ero enfrentam o desafio de trabalhar na sala de aula com estudantes de diferentes etnias (Terena, Kayapó/Mebêngôkre, Panará, Xavante e Paresi). Considerando essa realidade, o objetivo deste estudo é discutir e mostrar como as receitas culinárias podem ser usadas no ensino interdisciplinar, favorecendo a aprendizagem dos alunos da escola Terena que está inserida um contexto multicultural. A metodologia do trabalho é qualitativa e as técnicas de investigação são entrevistas com anciãos e outras pessoas que conhecem a comida tradicional do povo Terena de Mato Grosso e atividades práticas com alunos do Ensino Fundamental.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Brasília, DF: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BITTENCOURT, Circe Maria. A história do povo Terena. Brasília: MEC, 2000.
BARÃO Vanderlise Machado. Educação indígena: um breve histórico constitucional e propostas para uma escola diferenciada. Rio Grande: Biblos, 22 (2), pp. 83-94, 2008.
CEREJA, Willian Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Textos e interação. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atual, 2009.
MINAYO, M. C. de L. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 19. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
BRASÍLIA. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. MEC/SEF, 1998.
RONDON, Micael Turi & FERREIRA, Lucimar Luisa. Ensino de português na confluência de línguas no mesmo espaço escolar Terena e Kayapó – MT in Revista de comunicação cientifica – RCC, jan./Maio, Vol. I, n. 7. Pgs. 173-183. 2021.ISSN 2525-670X
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim e Colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e Org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.