CORPO E MOVIMENTO: A LINGUAGEM DA DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Isabel Vitoria Barbosa da Silva Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF)
  • Janiara de Lima Medeiros Universidade Federal Fluminense – UFF

DOI:

https://doi.org/10.30681/rcc.v1i15.12423

Palavras-chave:

Formação docente, Educação infantil, Linguagem, Corpo e movimento.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo tratar a dança e a sua contribuição na formação das crianças dentro do processo educacional. Trata-se de uma reflexão sobre a importância do estudo da dança e, sobretudo, a extrema relevância do trabalho do corpo na infância, e a compreensão do seu contexto, além de sua prática essencial. Através de estudos bibliográficos, que abordam todo o desenvolvimento da dança e o seu processo nas instituições escolares públicas, identifica-se que a teoria se complementa ao exercício em si. No entanto, mediante as análises escolares, a dança não tem sido apresentada e legitimada na educação infantil.

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Biografia do Autor

  • Isabel Vitoria Barbosa da Silva, Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF)

    Graduanda de Pedagogia pelo Instituto de Educação
    em Angra dos Reis - Universidade Federal Fluminense
    (IEAR/UFF)
    ORCID: https://orcid.org/0009-0009-1519-1309
    E-mail: isabelvitoria@id.uff.br

  • Janiara de Lima Medeiros, Universidade Federal Fluminense – UFF

    Mestre em Educação pelo Programa de Pósgraduação em Educação da Universidade Federal
    Fluminense (PPGE-UFF). Membro do Grupo Pesquisa
    Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento:
    pensamento crítico latino-americano e tradutibilidade
    de Antonio Gramsci - GPETED e do Grupo de Pesquisa
    em Educação e Cultura – GPECult. Professora de
    Língua Portuguesa na graduação em Pedagogia da
    Universidade Federal Fluminense – UFF.
    ORCID: https://orcid.org/0009-0005-8610-4728
    E-mail: jlmedeiros@id.uff.br

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Publicado

2024-04-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Silva, I. V. B. da, & Medeiros, J. de L. (2024). CORPO E MOVIMENTO: A LINGUAGEM DA DANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista De Comunicação Científica, 1(15), 105-121. https://doi.org/10.30681/rcc.v1i15.12423