SEXUALIDADE INFANTIL E CORPOS INFANTIS: TRÊS CAMINHOS FORMATIVOS PARA PEDAGOGOS/AS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Autores

  • Claudionor Renato da Silva Universidade Federal de Jataí - UFJ

DOI:

https://doi.org/10.30681/rcc.v2i16.12853

Palavras-chave:

Sexualidade infantil; Ensino de Ciências/Ciências Naturais; Educação Sexual.

Resumo

A sexualidade infantil esteve presente no currículo da educação infantil nos extintos Referenciais Nacionais Curriculares para a Educação Infantil e, atualmente, na Base Nacional Comum Curricular, parcialmente, ausente. A sexualidade infantil é uma unidade de conteúdo no componente fundamentos e metodologia de ciências naturais (FMCN), de um curso de pedagogia do Centro-Oeste do Brasil. A pergunta da pesquisa: o que o componente de FMCN - ensino de ciências (EC)/ciências naturais (CN) - tem a propor sobre a temática, nas concepções dos estudantes em formação? Para essa potencialização, conclui-se: a necessidade de uma formação em educação sexual em três caminhos formativos para o EC/CN em cursos de pedagogia.

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Biografia do Autor

  • Claudionor Renato da Silva, Universidade Federal de Jataí - UFJ

    Pedagogo. Licenciado em Matemática e Letras. Especialista em Gestão Educacional. Mestre em Educação e Doutor em Educação Escolar. Docente e pesquisador na Universidade Federal de Jataí - UFJ.

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Recebido: 16/06/2024

Aprovado: 10/08/2024

Publicado: 01/09/2024

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Publicado

2024-08-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Silva, C. R. da . (2024). SEXUALIDADE INFANTIL E CORPOS INFANTIS: TRÊS CAMINHOS FORMATIVOS PARA PEDAGOGOS/AS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS. Revista De Comunicação Científica, 2(16), 124-141. https://doi.org/10.30681/rcc.v2i16.12853