EXPEDIÇÃO AO TERRITÓRIO TRADICIONAL DO POVO KAYABI

Autores

  • Elimar Munduruku PPGECII-Programa de Pós-Graduação
  • Maria Helena Rodrigues Paes UNEMAT-Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Neodir Paulo Travessini UNEMAT-Universidade do Estado de Mato Grosso

Palavras-chave:

Cultura Originária; Povo Kawaiweté; Escola intercultural; Práticas específicas e diferenciadas

Resumo

O povo Kayabi da aldeia Kururuzinho, habita espaço compartilhado com outras etnias, fato que, somado à violência dos tempos coloniais, levou a cultura a quase desaparecimento, tal qual o uso da língua materna. Numa postura decolonial, de resistência, a Escola Estadual Indígena Itaawy’ak, com contribuição de anciãos e comunidade, desenvolve diversas ações no sentido de fortalecer a cultura ancestral. O objetivo deste trabalho é relatar uma atividade de expedição a terras tradicionais Kayabi, incentivando os alunos a valorizar a língua e a cultura originária. Compreendemos que tal atividade proporcionou maior sentimento de pertença e reconhecimento da cultura tradicional do povo Kayabi.

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Biografia do Autor

  • Elimar Munduruku, PPGECII-Programa de Pós-Graduação

    Mestrando do PPGECII-Programa de Pós-Graduação em Ensino em Contexto Indígena Intercultural.

  • Maria Helena Rodrigues Paes, UNEMAT-Universidade do Estado de Mato Grosso

    Docente da UNEMAT-Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Tangará da Serra-MT.

  • Neodir Paulo Travessini, UNEMAT-Universidade do Estado de Mato Grosso

    Docente da UNEMAT-Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Tangará da Serra-MT.

Referências

ABREU, Waldir Ferreira, de. ALMEIDA, Débora Renata Muniz. PEREIRA, Alexandre Adalberto. Premissas-força para se pensar a pesquisa decolonial em educação. Interritório, Revista de Educação. Dossiê Pesquisas decoloniais: sujeitos “outros”, práxis “outras”. Caruaru: BRASIL, V. 9, número 18, 2023. Disponível em https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/interritorios/article/view/259001

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2016.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 7. ed. Brasília: Senado Federal, 2023.

MUNDURUKU, Elimar. Restrições no consumo de alimentos tradicionais do povo Kayabi da Aldeia Kururuzinho. Trabalho de Conclusão de Curso. Barra do Bugres. UNEMAT, 2016. Disponível em http://portal.unemat.br/media/files/ELIMAR.pdf

PPP-. Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Indígena Itaawy’ak. APIAKÁ: Escola Estadual Indígena Itaawy’ak, 2023.

Recebido: 20/07/2024

Aprovado: 03/08/2024

Publicado: 01/09/2024

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Publicado

2024-08-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EXPEDIÇÃO AO TERRITÓRIO TRADICIONAL DO POVO KAYABI. (2024). Revista De Comunicação Científica, 2(16), 142-157. https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/12854

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