A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM ESCOLA DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • André Pereira Pedroso UNIOESTE Campus Francisco Beltrão/PR
  • Clésio Acilino Antônio
  • Inês Roseli Soares Tonello UNIOESTE Campus de Fco. Beltrão/PR

DOI:

https://doi.org/10.30681/rcc.v4i17.13189

Palavras-chave:

Educação na pandemia; Matemática; Educação de Tempo Integral.

Resumo

Este artigo é decorrente da pesquisa sobre a aprendizagem da Matemática dos estudantes em Escola de Educação em Tempo Integral (ETI) – Turno Único e contextualizado no período de retorno das aulas presenciais após ensino remoto na Pandemia de Coronavírus SARS-COV-2 – Covid-19. Consiste em uma análise sobre a aprendizagem dos estudantes e dificuldades diante da adequação na forma de ofertar a escolarização no decorrer do período pandêmico. O objetivo foi investigar e compreender o que os estudantes da escola pública de ETI revelam quanto à aprendizagem no ensino remoto na área da Matemática. A pesquisa foi realizada, com registro de diário de campo, observação direta e entrevistas. Foram coletados depoimentos e fala dos estudantes, direção, professores e pedagogos para compreender como foi a aprendizagem da Matemática no período pandêmico e como ocorre no pós-pandêmico. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Pereira Pedroso, UNIOESTE Campus Francisco Beltrão/PR

    Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Professor Adjunto e Pesquisador do Grupo de Pesquisa RETLEE - UNIOESTE Campus Francisco Beltrão/PR.

  • Clésio Acilino Antônio

    Doutor em Educação. Professor do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão. Líder do grupo RETLEE.

  • Inês Roseli Soares Tonello, UNIOESTE Campus de Fco. Beltrão/PR

    Mestre em Educação. Pesquisadora do grupo RETLEE - UNIOESTE Campus de Fco. Beltrão/PR.

Referências

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1996.

CAVALIERE, A. M. V. Anísio Teixeira e a educação integral. Paidéia, v. 20, n. 46, p. 249-259, mai./ago. 2010.

COELHO, L. M. História(s) da educação integral. Em Aberto, Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, v. 22, n. 80, p. 83-96, abr. 2009.

D’AMBROSIO, U. (2020). Etnomatemática e matemática humanista: uma conversa com Ubiratan D’Ambrosio [Humanistic mathematics: a conversation with Ubiratan D’Ambrosio]. Série Debates sobre Matemática. Cultura e Escola. Programa de Matemática Humanista ao vivo com Carlos Mathias. Programa exibido em 09 de abril de 2020. Universidade Federal Fluminense.

DUVAL, R. Ver e ensinar a matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. 1. ed. São Paulo: PROEM, 2011.

FIORENTIN, D. Alguns modos de ver e conhecer o ensino da Matemática no Brasil. Revista Zetetiké, Ano 3, nº 4/1995. pp. 1-38.

GALLO, Sílvio. Pedagogia libertária: anarquistas, anarquismos e educação. São Paulo: Intermezzo, 2015.

HARVEY, D. Anticapitalismo em tempos de pandemia: marxismo e ação coletiva. Trad. Artur Renzo, Cauê Seigner Ameni, Murilo van der Laan. São Paulo: Boitempo, 2020.

PADILHA, P. R. Educar em todos os cantos. In: GADOTTI, M. Educação Integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2009, pp. 7-20.

PARANÁ. CEE. Indicação Nº 05/2021 do Conselho Estadual de Educação do estado do Paraná. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/cee-pr-deliberacao-05-21_6124033a68d82.pdf. Acessado em: nov./2023. [Conferir data de acesso]

PARANÁ. Decreto Nº 4.258, de 17/03/2020. Disponível em: https://www.legisweb.com.br/legislacao/?id=391068. Acessado em: nov./2023.

PARANÁ. SEED. Resolução nº 1.016, de 03/04/2020. Regime especial - aulas não presenciais. Disponível em: https://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2020-05/resolucao_1016_060420.pdf. Acessado em: nov./2023.

PARO, V. H. et. al. Escola de Tempo Integral: desafio para o ensino público. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1988.

ROHDEN, H. Educação do homem integral. 4. Ed. São Paulo: Alvorada, 1984.

SANTOS, B. de S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra/Portugal: Almedina, 2020.

TEIXEIRA, A. Educação não é privilégio. Companhia Editora Nacional, São Paulo, 1971.

Recebido: 14/10/2024

Aprovado: 21/11/2024

Publicado: 20/12/2024

Downloads

Publicado

2024-12-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Pedroso, A. P. ., Antônio, C. A. ., & Tonello, I. R. S. . (2024). A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM ESCOLA DE EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Revista De Comunicação Científica, 4(17), 21-40. https://doi.org/10.30681/rcc.v4i17.13189