LITERATURA E EDUCAÇÃO INFANTIL: FÁBULAS E A PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INTEGRAL

Autores

  • Raiane Castro Vitor Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF)
  • Janiara de Lima Medeiros UFF
  • Maria Ferreira Universidade Federal Fluminense – IEAR/UFF

DOI:

https://doi.org/10.30681/rcc.v4i17.13196

Palavras-chave:

Educação infantil; Literatura para a infância; Formação docente.

Resumo

Este estudo apresenta a importância da literatura no processo de formação da criança durante a Educação infantil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica constituída de estudos de Áries, Medeiros, Montessori, Romanelli, Vygotsky, Wallon, dentre outros especialistas nos temas infâncias, formação integral e linguagens. O texto oferece uma reflexão acerca do propósito formativo do gênero fábula, após apresentar uma breve reflexão sobre a infância; aborda as políticas pedagógicas no Brasil, bem como a importância das fábulas na Educação Infantil. Como resultado, a pesquisa revela que as fábulas constituem elemento rico por sua valorização cultural e formação moral. Neste sentido, destacam-se como recurso didático-pedagógico à formação integral que, merece atenção à formação continuada de educadores para a seleção e como trabalhar com fábulas na escola.

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Biografia do Autor

  • Raiane Castro Vitor, Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF)

    Graduanda de Pedagogia pelo Instituto de Educação em Angra dos Reis - Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF)

  • Janiara de Lima Medeiros, UFF

    Professora de Língua Portuguesa na graduação em Pedagogia da UFF.

  • Maria Ferreira, Universidade Federal Fluminense – IEAR/UFF

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, leciona na graduação em Pedagogia do Instituto de Educação de Angra dos Reais da Universidade Federal Fluminense – IEAR/UFF.

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Recebido: 18/08/2024

Aprovado: 26/10/2024

Publicado: 20/12/2024

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Publicado

2024-12-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Vitor, R. C. ., Medeiros, J. de L. ., & Ferreira, M. . (2024). LITERATURA E EDUCAÇÃO INFANTIL: FÁBULAS E A PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO INTEGRAL. Revista De Comunicação Científica, 4(17), 163-178. https://doi.org/10.30681/rcc.v4i17.13196