NARRATIVAS DOCENTES SOBRE AS LICENCIATURAS INTERCULTURAIS E INDÍGENAS DO BRASIL E MÉXICO

Autores

  • Amanda Pereira da Silva Azinari Rede Estadual de Educação Básica de MT
  • Filomena Maria de Arruda Monteiro GEPForDoc
  • José Antônio Castañeda Serrano Universidade Pedagógica Nacional, Ajusco, México

DOI:

https://doi.org/10.30681/rcc.v4i17.13204

Palavras-chave:

Pesquisa Narrativa; Contra-colonial; Licenciaturas indígenas.

Resumo

Este texto apresenta reflexões sobre aprendizagens no movimento de Pesquisa Narrativa instituídas durante pesquisa/textos de campo em processo de desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação, Doutorado em educação pela UFMT no Doutorado Sanduíche em curso na Cidade do México. A pesquisa tem como fundamento a experiência baseada em Dewey (1976), ressignificada por Clandinin e Connelly (2015). Nos referimos às experiências de docentes universitários que trabalham em licenciaturas com populações indígenas do Brasil, FAINDI/UNEMAT e do México, UPN. Narramos compreensões e os movimentos de pesquisa, entendidos como textos de campo, constituídos nestes contextos formativos como pretensão registrar e difundir práticas da pesquisa em educação articulando-a às perspectivas contra-coloniais (Ailton Krenak; Geni Nunez). 

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Biografia do Autor

  • Amanda Pereira da Silva Azinari, Rede Estadual de Educação Básica de MT

    Doutoranda em Educação UFMT. Professora efetiva da rede estadual de educação básica de MT.

  • Filomena Maria de Arruda Monteiro, GEPForDoc

    Professora Associada do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMT, Doutora em Educação UFSCAR, Líder do GEPForDoc.

  • José Antônio Castañeda Serrano, Universidade Pedagógica Nacional, Ajusco, México

    Doutor em Pedagogia pela Universidade de Barcelona, Professor Titular da Universidade Pedagógica Nacional, Ajusco, México

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Recebido: 15/02/2023

Aprovado: 30/03/2023

Publicado: 01/05/2023

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Publicado

2024-12-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Azinari, A. P. da S. ., Monteiro, F. M. de A. ., & Serrano, J. A. C. (2024). NARRATIVAS DOCENTES SOBRE AS LICENCIATURAS INTERCULTURAIS E INDÍGENAS DO BRASIL E MÉXICO. Revista De Comunicação Científica, 4(17), 224-238. https://doi.org/10.30681/rcc.v4i17.13204