EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SEUS ASPECTOS SUSTENTÁVEIS SOB UM OLHAR EPISTEMOLÓGICO

Autores

  • Bruna Gonçalves De Moura Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT
  • Marta Maria Pontin Darsie UNIC – Universidade de Cuiabá, Campus de Cuiabá-MT
  • Marcelo Franco Leão Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Rondonópolis-MT

DOI:

https://doi.org/10.30681/rcc.v4i17.13212

Palavras-chave:

Ensino de Ciências; Epistemologia; Meio Ambiente.

Resumo

O presente artigo oferece uma pesquisa bibliográfica sobre as correntes epistemológicas no ensino, com ênfase no racionalismo, empirismo e a teoria da complexidade. O objetivo é refletir sobre como essas teorias influenciam a visão atual de Educação Ambiental (EA), analisando pensadores como Francis Bacon, René Descartes, Edgar Morin, Leonardo Boff, Fritjof Capra e Enrique Leff. A pesquisa utilizou como base os Periódicos CAPES e a Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, com abordagem qualitativa e exploratória. O estudo discute a evolução do pensamento sobre EA e sustentabilidade, destacando a importância da epistemologia para compreender a construção do conhecimento nessa área.

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Biografia do Autor

  • Bruna Gonçalves De Moura, Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT

    Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino (PPGen) Instituto Federal de Mato Grosso, IFMT.

  • Marta Maria Pontin Darsie, UNIC – Universidade de Cuiabá, Campus de Cuiabá-MT

    Docente da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Cuiabá-MT. Docente da UNIC – Universidade de Cuiabá, Campus de Cuiabá-MT.

  • Marcelo Franco Leão, Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Rondonópolis-MT

    Docente do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Rondonópolis-MT.

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Recebido: 15/09/2024

Aprovado: 26/11/2024

Publicado: 20/12/2024

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Publicado

2024-12-16

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Moura, B. G. D. ., Darsie, M. M. P. ., & Leão, M. F. . (2024). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SEUS ASPECTOS SUSTENTÁVEIS SOB UM OLHAR EPISTEMOLÓGICO. Revista De Comunicação Científica, 4(17), 89-102. https://doi.org/10.30681/rcc.v4i17.13212