EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SEUS ASPECTOS SUSTENTÁVEIS SOB UM OLHAR EPISTEMOLÓGICO
DOI:
https://doi.org/10.30681/rcc.v4i17.13212Palavras-chave:
Ensino de Ciências; Epistemologia; Meio Ambiente.Resumo
O presente artigo oferece uma pesquisa bibliográfica sobre as correntes epistemológicas no ensino, com ênfase no racionalismo, empirismo e a teoria da complexidade. O objetivo é refletir sobre como essas teorias influenciam a visão atual de Educação Ambiental (EA), analisando pensadores como Francis Bacon, René Descartes, Edgar Morin, Leonardo Boff, Fritjof Capra e Enrique Leff. A pesquisa utilizou como base os Periódicos CAPES e a Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, com abordagem qualitativa e exploratória. O estudo discute a evolução do pensamento sobre EA e sustentabilidade, destacando a importância da epistemologia para compreender a construção do conhecimento nessa área.
Downloads
Referências
CHALMERS, A. F. O que é ciência, afinal?. São Paulo: Editora Brasiliense, 1993.
COSTA, R. F.; LIMA, S. A.; SILVA, A. P. Educação e sustentabilidade: o papel da alfabetização científica no ensino de ciências. Revista Brasileira de Educação, 24(75), p. 65-80, 2019.
COSTA, R.; ALMEIDA, F.; SOUZA, G.; PEREIRA, M. Análise da implementação de métodos pedagógicos em contextos de ensino superior. Revista Brasileira de Educação, v. 24, n. 74, p. 45-67, 2019.
DIAS CASSIANO, L.; ECHEVERRÍA, L. O ensino híbrido e seus desafios na educação básica. Educação & Sociedade, 35(2), p. 123-145, 2014.
FONSECA, M. E.; GURGEL, J. A educação crítica e suas implicações no ensino básico. Editora Universitária, p. 73, 2012.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
LEFF, E. A complexidade ambiental. São Paulo: Cortez, 2003.
LEFF, E. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexibilidade, poder. 9 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
LOUREIRO, C.F.B. O movimento ambientalista e o pensamento crítico: uma abordagem política. Rio de Janeiro: Quartet, 2003.
MARX, K. (1999). O Capital: Crítica da Economia Política. Volume I. Editora Abril. 1999.
PINHEIRO, M. M. A.; DARSIE, M. M. P.; LEÃO, M. F. Reflexões acerca de alguns epistemólogos que contribuíram para a perspectiva de Educação Ambiental na atualidade. Cuadernos De Educación Y Desarrollo, v. 15, p. 4956-4971, 2023.
REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, Educação ambiental: Fragmentos de sua história no Brasil. São Paulo: Cortez,1996.
REIGOTA, M. Educação crítica e a prática pedagógica no contexto contemporâneo. São Paulo: Editora Cortez, p. 547, 2010.
SAHEB, R.; RODRIGUES, G. Políticas educacionais e seus impactos na formação de professores. Revista Brasileira de Política Educacional, 29(1), p. 78-92, 2017.
SBARDELOTTI, J. Currículo, cultura e identidade: reflexões para a prática pedagógica. São Paulo: Editora Vozes, 2016.
SUART, S.; MARCONDES, M. A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino médio de química. Ciências & Cognição [online]. vol. 14, n. 1, pg. 50-74, 2009.
TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, v.13, p. 5-24. 2000.
Recebido: 15/09/2024
Aprovado: 26/11/2024
Publicado: 20/12/2024