COMPREENDENDO O ENSINO DE GEOMETRIA: UM OLHAR SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS EXPLORANDO CONTRIBUIÇÕES DE TESES E DISSERTAÇÕES (2019-2022)
DOI:
https://doi.org/10.30681/rcc.v4i17.13213Palavras-chave:
Geometria; Metodologias Ativas; Pesquisas; Pós-Graduação Stricto Sensu.Resumo
A geometria desempenha um papel crucial no desenvolvimento do pensamento crítico e habilidades espaciais dos estudantes, sendo valiosa em áreas como design, arquitetura, engenharia e ciências naturais. Uma pesquisa recente se concentrou em dissertações de pós-graduação sobre o ensino da geometria e o uso de metodologias ativas. A avaliação desses estudos considerou questões investigadas, embasamento teórico, métodos, âmbito de pesquisa, ferramentas e principais conclusões. A revisão bibliográfica, abrangendo dissertações de 2019 a 2022, visou capturar as tendências mais recentes. Analisando dez dissertações do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, o estudo revelou lacunas, avanços e desafios no campo, proporcionando uma visão abrangente para orientar futuras pesquisas e aprimorar práticas pedagógicas em geometria e metodologias ativas.
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Recebido: 24/09/2024
Aprovado: 25/10/2024
Publicado: 20/11/2024