OBSERVAÇÃO DAS ESTRELAS NA ASTRONOMIA TARIANA: construção de material em física na educação escolar indígena

Autores

  • Bernardino Teixeira Almeida Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT
  • João Severino Filho Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/rcc.v6i19.14150

Palavras-chave:

Astronomia indígena, Povo Tariano, São Gabriel da cachoeira

Resumo

O presente artigo tem como objetivo, conhecer a astronomia do povo Tariano que mora no Município de São Gabriel da Cachoeira, noroeste amazônico. A metodologia utilizada na construção do artigo foi pesquisa bibliográfica, de autores da área de astronomia, além de entrevistas com os anciãos. Neste trabalho, apresento as constelações do ciclo principal conhecidas pelo povo Tariano, na visão de buscar e depois repassar esse conhecimento para nova geração. A realização deste trabalho de pesquisa dá possibilidade de estudos mais aprofundados, que sirvam no processo de ensino e aprendizagem nas escolas, na valorização da identidade cultural de cada povo e nos demais trabalhos relacionados à território indígena.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Bernardino Teixeira Almeida, Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT

    Licenciado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Professor da Escola Municipal Indigena Tenente Jeferson no Município de São Gabriel da Cachoeira-AM. Mestrando em Educação Intercultural Indígena da Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT.

  • João Severino Filho, Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT

    Doutor pelo Instituto de Geociência e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita Filho”. Professor do Curso de Matemática e dos Programas de Pós-Graduação PPGECM e PPGECII, da UNEMAT. Membro dos Grupos de Pesquisa do CNPQ: LIEE – Laboratório Internacional de Etnomatemática e Ecologia, e líder do Grupo WARÃ - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Etnomatemática, Cuiabá, Mato Grosso, Brasil.

Referências

ANDRELLO, Geraldo L. Lauaretê: transformação e cotidiano no rio Uaupés (alto rio negro, amazonas). Tese de Doutorado, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas. Campinas, 2004.

GIANCONE, Antônio. Os Tukanos, outras tribos do rio Uaupés, afluente do Negro –Amazonas - Notas etnográficas e folclóricas de um missionário salesiano. Imprensa Oficial de São Paulo, 1949.

NIMUENDAJU, curt. Texto indigenistas: relatórios, monografias, cartas. SÂO PAULO, Loyola, 1982.

OLIVEIRA, Ana G. Índios e brancos do alto rio Negro. Um estudo da situação de contato dos Tariana. 1981. [Dissertação de Mestrado]. ICS. DAN.PPGA. UnB. Brasília.

Recebido: 15/07/2025

Aprovado: 25/07/2025

Publicado: 30/08/2025

Downloads

Publicado

2025-08-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Almeida, B. T., & Filho, J. S. (2025). OBSERVAÇÃO DAS ESTRELAS NA ASTRONOMIA TARIANA: construção de material em física na educação escolar indígena. Revista De Comunicação Científica, 6(19), 70-80. https://doi.org/10.30681/rcc.v6i19.14150