REFLEXÕES SOBRE POSSÍVEIS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS EM PALMITAL E PEDREIRA COM A CONSTRUÇÃO DA UHE CASTANHEIRA.

Autores

  • Aguinaldo Borges de ARAÚJO
  • Mauricio Paz de SANTANA
  • Waldinéia Antunes de Alcântara FERREIRA

Resumo

Encontra-se em fase de estudo a construção da UHE castanheira na cidade de Juara-Mt, e esta construção representa uma ameaça aos moradores das comunidades Palmital e Pedreira e este trabalho tem uma proposta reflexiva para tentarmos identificar os possíveis impactos já vivenciados pela comunidade. A metodologia utilizada é a pesquisa qualitativa com observação participante e entrevistas semiestruturadas. Este trabalho foi realizado com moradores das comunidades palmital e Pedreira e traz informações sobre suas relações com a natureza, a economia da comunidade a cultura e seus sentimentos e preocupações com a possível construção do empreendimento castanheira e seus impactos.
 
Palavras-chave: Comunidades Palmital e Pedreira; Usina Castanheira; Preocupações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERMANN, Planejamento espacial de usinas hidrelétricas brasileiras:a antiga e atual fronteira amazônica In MORETTO, Evandro Mateus e GOMES, Carina Sernaglia. Histórico, tendências e perspectivas, 2007.

BONI, Valdete, QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em Tese, v. 2, n. 1, p. 68-80, 2005.

BRASIL. Empresa de Pesquisa Energética: Usina Hidrelétrica Castanheira. Disponível em: http://www.uhecastanheira.com.br/ acesso/2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

Downloads

Publicado

2018-09-01

Como Citar

ARAÚJO, A. B. de, SANTANA, M. P. de, & FERREIRA, W. A. de A. (2018). REFLEXÕES SOBRE POSSÍVEIS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS EM PALMITAL E PEDREIRA COM A CONSTRUÇÃO DA UHE CASTANHEIRA. Revista De Comunicação Científica, 3(1). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/3089

Edição

Seção

Resumos Expandidos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2