O DESENHO COMO POSSIBILIDADES UTILIZADA NA PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Andressa da Silva SIQUEIRA
  • Lisanil da Conceição Patrocinio PEREIRA

Resumo

O interesse neste tema e a curiosidade de compreender como o desenho influencia na alfabetização das crianças, e como os professorxs incluem o desenho em suas metodologias? Deu-se com experiências vivenciadas em estágios, pois percebi a importância de investigar este aspecto que está contido na evolução de aprendizagem dessas crianças, e da necessidade de o professxr inovar e aplicar em sala atividades relacionadas ao desenho. Diante de experiências vivenciadas em estágios e no decorrer do curso é notório que alguns, trabalham poucas atividades que despertem a criação e criatividades das crianças. O objetivo deste estudo foi verificar o uso do desenho como metodologia para alfabetização, de qual forma o mesmo pode influenciar no ensino e aprendizagem das crianças. Visto que o professor pode contribuir para a melhoria do ensino das crianças atribuindo novas metodologias de ensino com a inclusão do desenho nas atividades. O desenho pode ter várias funções, alguns usam para descontrair, acalmar, podem ser terapêuticas, as crianças devem ter o espaço para criar e aplicar suas habilidades artísticas, e muitas vezes os professores não conseguem, por conta de outras atividades, darem este espaço para as crianças, não dão importância ao seus desenhos, visto que, o desenho está interligada a realidade de cada criança, é através deste que a criança reproduz o que há em seu dia- a- dia.
 
Palavras-Chaves: Educação Infantil; Desenho; Construção do Conhecimento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANTUNES, Celso. Educação Infantil. Prioridade imprescindível. 4. ed. Petrópolis, RJ: Vozes 2006.

FERRAZ E FUSARI, Maria Heloísa, Maria F. Metodologia do ensino de arte. São Paulo, Cortez, 1999.

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez,1994.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Saberes necessários á prática educativa. São Paulo: Paz & terra, 1996.

OSINSK, Dulce. Arte, História e ensino – uma trajetória. São Paulo, Cortez, 2002.

Downloads

Publicado

2018-09-01

Edição

Seção

Capítulos

Como Citar

O DESENHO COMO POSSIBILIDADES UTILIZADA NA PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO DA APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO. (2018). Revista De Comunicação Científica, 3(1). https://periodicos.unemat.br/index.php/rcc/article/view/3094